Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Município vai assinalar Bicentenário da Morte de Napoleão Bonaparte com diversas actividades ‘online’

comemoracoesnapoleao

Uma agenda cultural digital, dedicada ao Bicentenário da Morte de Napoleão Bonaparte, foi preparada pelo Município da Lourinhã, que vai assinalar a efeméride até ao mês de Agosto, através do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV). As actividades vão decorrer exclusivamente através da página de Facebook do CIBV: https://www.facebook.com/centrodeinterpretacaodabatalhadovimeiro.

O programa contempla, no dia 5 de Maio, um apontamento musical pelo Coro Municipal da Lourinhã que será publicado na página de facebook do CIBV e, no dia 7 de Maio, terá lugar um escape game virtual, realizado com a empresa lourinhanense ‘Enigma Box’. Nesta modalidade de ‘escape game’, os participantes estarão em casa e cada equipa irá contactar com o seu avatar (elemento do organizador - ‘game master’) que vai estar dentro do CIBV e fará a exploração do espaço mediante as instruções da equipa. Esta actividade irá chamar-se ‘A Morte de Napoleão - Investigação Virtual’.

Para além disso, entre os meses de Março e Agosto, haverão pequenos apontamentos no digital, na rede Facebook do CIBV, em todos os dias 5, 15, 19 e 21 de cada mês. No dia 5 de cada mês serão publicados jogos que remetem para curiosidades sobre a vida e morte de Napoleão Bonaparte. O dia 15 remete para o nascimento de Napoleão e será o dia dedicado a actividades infanto-juvenis com a publicação de vídeos alusivos a ateliês didáticos, para os mais novos. O dia 19 remete para o número do regimento de Infantaria de Linha Portuguesa que o grupo de recriação histórica da Associação da Batalha do Vimeiro (AMBV) recria e será o dia dedicado à publicação de vídeos com os recriadores históricos da AMBV. O dia 21 remete para a Batalha do Vimeiro e, em todos os dias 21 de cada mês, haverá a publicação de um jogo alusivo à batalha, às invasões francesas e à recriação histórica. As publicações terminam no dia 21 de Agosto de 2021, dia do 213º aniversário da Batalha do Vimeiro.

Napoleão Bonaparte morreu no dia 5 de Maio de 1821, na ilha de Santa Helena e, neste ano de 2021, em Portugal e um pouco por toda a Europa, esta data está a ser assinalada através da realização de diversas iniciativas culturais. Neste âmbito, a Federação Europeia das Cidades Napoleónicas criou um logótipo específico para esta comemoração e o CIBV recebeu validação para a utilização do mesmo, associado ao seu programa de actividades.

Texto: ALVORADA