Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã: 245 animais apreendidos em exploração pecuária

apreensaobovinos

245 animais foram apreendidos esta segunda-feira, dia 18, no decorrer de uma acção de fiscalização a uma exploração pecuária, no concelho da Lourinhã, efectuada pelo Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Torres Vedras.

A acção teve como objectivo a fiscalização das condições de laboração, licenciamento, encaminhamento de efluentes pecuários e sanidade animal de uma exploração pecuária de ovinos e caprinos. Num comunicado enviado ao ALVORADA, a GNR refere que no decorrer da acção, os militares da guarda verificaram a existência de várias irregularidades, tais como “a existência de diversos animais não identificados com marca auricular e a movimentação de animais sem dar conhecimento à Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), tendo sido elaborado 25 autos de contraordenação, cuja infracção pode atingir um valor máximo de 3.740 euros”. Desta acção resultou ainda a apreensão de 245 animais que ficaram ao cuidado do proprietário.

Esta operação contou com o apoio da  Direcção Geral de Alimentação e Veterinária  (DGAV) das Caldas da Rainha.

A GNR relembra que, através do Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), “tem como preocupação diária a protecção dos animais, tendo atribuída nas suas competências a observância das disposições legais no âmbito sanitário e de protecção animal”. Este controlo visa principalmente “verificar as condições em que os animais se encontram e garantir que estão devidamente identificados para a despistagem de doenças”.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados