Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: vacinação teve início hoje no Centro de Saúde da Lourinhã

Vacina Covid 19 6

Teve início esta terça-feira, dia 12, a vacinação contra a Covid-19 a todos os funcionários do Centro de Saúde da Lourinhã. A vacina que está a ser administrada aos profissionais de saúde e colaboradores que trabalham neste serviço público da Lourinhã, foi produzida pela empresa farmacêutica multinacional Pfizer/BioNTech e adquirida no âmbito da aquisição concertada pela União Europeia para os Estados-Membros.

Cada frasco da vacina dá para cinco doses de imunização, ou seja, para cinco pessoas. A segunda dose está planeada ser administrada no próximo dia 2 de Fevereiro, segundo apurou o ALVORADA. A vacinação dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde que integram o Centro de Saúde da Lourinhã será retomada amanhã.

Recorde-se que esta vacina foi aprovada a 21 de Dezembro e começou a ser distribuída pelos países da União Europeia a 26 do mesmo mês. A vacinação iniciou-se no dia seguinte, a 27 de Dezembro. Recordamos que vários profissionais de saúde que integram os quadros do CHO - Centro Hospitalar do Oeste, que gere os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, foram os primeiros da nossa região que começaram a ser vacinados.

Entretanto, o Governo criou o portal  ‘Estamos On’ dedicado ao processo de vacinação, com perguntas e respostas sobre a vacina e um simulador que permite saber em que altura o utente pode ser chamado pelo Serviço Nacional de Saúde para a vacinação. A simulação pode ser feita em https://covid19estamoson.gov.pt/vacinacao-covid19/.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Lusa