Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã: GNR apreendeu cerca de 9 mil quilos de marisco vivo

apreensaomarisco

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche, apreendeu esta quinta-feira, na vila da Lourinhã, 8.902 quilos de marisco vivo, com o valor estimado de 200 mil euros.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a GNR revela que no âmbito de uma acção de fiscalização, os militares identificaram um homem de 41 anos que operava um estabelecimento conexo, sem licenciamento para exploração e sem título de actividade aquícola.

Durante a acção foram apreendidos 7.948 quilos de sapateira; 202 quilos de lagosta; 220 quilos de santola; 443 quilos de lavagante; 15,2 quilos de búzios; 5,2 quilos de ostra francesa; 37,8 quilos de caranguejo; 14,3 quilos de navalheira; 4,8 quilos de mexilhão; e 12 quilos de canilha.

Excepto os 12 quilos de canilha que foram destruídos por indicação da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, o marisco apreendido foi considerado próprio para consumo humano e sujeito a venda pelo proprietário num outro seu estabelecimento com licença, confirmou o ALVORADA junto do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche.

Desta acção resultou a elaboração dos respectivos autos de contraordenação, cujas coimas poderão atingir o valor máximo de 600 mil euros.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados