Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Sorvete com aguardente DOC Lourinhã apresentado esta tarde no âmbito da 9ª edição da Quinzena Gastronómica

sorveteaguardente

O secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, vai marcar presença na apresentação oficial do sorvete com Aguarente DOC Lourinhã, agendado para as 17h00 desta quinta-feira, nas instalações da Adega Cooperativa da Lourinhã. A iniciativa decorre no âmbito da 9ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã que tem início hoje, prolongando-se até dia 22 de Novembro.

Este produto foi desenvolvido pela ‘Wine on Ice’, uma empresa de sorvetes cujo ingrediente principal são vinhos e gins portugueses. Formada por três jovens empreendedores, a ‘Wine on Ice’ ambiciona ser a marca de gelados alcoólicos de referência em Portugal tendo, por isso, estabelecido uma parceria com o ‘chef’ António Vieira que assina todos os gelados da marca.

Segundo a autarquia, devido à pandemia, o número de pessoas no evento será reduzido e mediante a apresentação de convite. A sessão de lançamento do sorvete será transmitida em directo no Facebook do Município da Lourinhã.

A 9ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã é dinamizada pela autarquia lourinhanense, em parceria com os dois produtores - Adega Cooperativa da Lourinhã e Sociedade Agrícola Quinta do Rol - e com 17 restaurantes, tendo como objectivo promover uma das três aguardentes do mundo com o estatuto de Denominação de Origem Controlada, uma classificação atribuída pela União Europeia.

À semelhança dos anos anteriores, este produto vínico classificado volta a ser o elemento de destaque de um diverso rol de pratos gastronómicos criados especialmente para o evento, que poderão ser degustados nas unidades de restauração que estão dentro da região demarcada e que aderiram ao evento.

Para entradas, podem ser apreciadas receitas clássicas como gambas flamejadas, manteiga de azeitona e mexilhão de cebolada. Existem também algumas opções mais arrojadas como camarão de Moçambique ou ‘consommé’ de peixe, todas confecionadas com a bebida espirituosa. Seguindo para os pratos principais, o cardápio conta com uma panóplia de receitas inovadoras, que vão desde codorniz flamejada, naco na telha, caldeirada, bife ‘mignon’ adornado com molho do mar perfumado, passando pelo camarão ao vapor com flor de sal e maionese de alho. “Em todos estes pratos é possível encontrar o sabor diferenciador e característico da Aguardente DOC Lourinhã”, garante a organização.

Para um final adocicado, serão servidas sobremesas que têm também em comum a aguardente, entre as quais o bolo ‘sakre’ com recheio de damasco, o pudim de coco, tarte ‘tatint de maçã reineta com gelado, ‘brownie’ de chocolate, pêra rocha em caramelo salgado e ainda ‘yukimura black and white’.

A Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã conta com a participação dos seguintes restaurantes: Alma Nova (Lourinhã), Barracão do Petisco (Marquiteira), Carlos dos Leitões (Nadrupe), Castelo (Lourinhã), Chico Neto (Praia de Porto Dinheiro), Novo Parque (Parque da Fonte Lima), O Zambujo (Zambujeira), Os Severianos (Casal Novo da Amieira - Campelos), Paraíso do Foz (Alto Foz), Páteo Ibérico (Lourinhã), Pizzaria da Praia (Praia da Areia Branca), Pizza & Companhia (Praia de Porto Dinheiro), Pop’s Steak House (Praia da Areia Branca), Terra à Terra (Lourinhã), Vestigium (Reguengo Pequeno), Vista Mar by Noiva do Mar (Atalaia) e Yukimura Sushi Bar (Lourinhã).

Recorde-se que a Região Demarcada de Aguardente DOC Lourinhã comemorou 28 anos, a 7 de Março, sendo composta por cinco concelhos (Lourinhã, Bombarral, Óbidos, Peniche e Torres Vedras), sendo uma das três regiões demarcadas da Europa e está integrada na Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados