Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ribamar: sessão pública de apresentação do website ‘Olhar o Mar’

olharomar

Está agendada para a próxima sexta-feira, dia 14, pelas 18h00, uma sessão pública de apresentação do website ‘Olhar o Mar’, inserido num projecto com vista à preservação e divulgação do património associado à pesca, que passa pela constituição de um espaço museológico - Espaço Museológico ‘Olhar o Mar’ e de um arquivo etnográfico e, para tal, está também em decurso, em estreita relação com a comunidade, um projecto de recolha de património imaterial.

Esta sessão vai decorrer no espaço exterior do Espaço Museológico ‘Olhar o Mar’, em Ribamar. O projecto dispõe de um website - https://olharomar.pt/ - com informações sobre a actividade de recolha de património imaterial e sobre o próprio espaço museológico.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município da Lourinhã afirma que esta sessão pública pretende “activar a promoção deste projecto e envolver a comunidade na recolha e partilha de património material (espólio associado à pesca, fotografias, vídeos) e imaterial (histórias, memórias, tradições)”.

O site tem informações específicas sobre a história do local onde está a nascer o espaço museológico, tem dados sobre a pesca (artesanal e de alto mar), fotografias da terra e das gentes e disponibiliza na homepage alguma informação sobre o projecto de recolha de património imaterial local, “o que poderá servir também como desafio para todas as pessoas que tenham histórias e memórias para partilhar ou até algum tipo de património material ligado à pesca, se sintam envolvidas e motivadas a partilhar esse património”.

O desenvolvimento do website foi feito com o apoio do programa operacional MAR2020 e contou com uma comparticipação de 5.100,00 euros.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados