Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

‘Miragaia’ é o modelo de dinossauro único no mundo que já pode ser visto no Dino Parque da Lourinhã

Miragaia

O modelo do dinossauro ‘Miragaia’, descoberto em 2009 junto à aldeia lourinhanense do Sobral, encontra-se em exposição exclusiva no Dino Parque da Lourinhã porque, pela primeira vez na história foi produzido um exemplar único no mundo. Em comunicado enviado ao ALVORADA, a empresa revela que foi reconstituído a partir dos mais recentes e actualizados dados científicos. “À semelhança dos restantes membros do seu grupo, o ‘Miragaia’ possuía um par de fiadas de placas ósseas e espigões ao longo do dorso e da cauda, com mais de um metro de comprimento. O seu longo pescoço com dezassete vértebras cervicais representa mais cinco do que as do estegossauro, e mais dez do que a girafa”, precisa o Dino Parque. Este modelo de dinossauro tem mais de quatro metros de altura e os fósseis originais que deram origem à espécie que se encontram expostos na área museológica.

Aquele que é um dos museus ao ar livre mais famosos do país reforçou assim a sua originalidade, valor pedagógico e lúdico com a chegada do mais recente modelo. O ‘Miragaia longicollum’ foi uma espécie de dinossauro da família Stegosauridae, do Jurássico Superior, que pertence à família dos estegossauros e distingue-se pelas suas características excepcionais sendo, talvez por isso, o dinossauro português mais famoso do mundo. Foi o primeiro dinossauro português a ter uma publicação exclusiva na prestigiada revista científica internacional ‘Nature’ da autoria do paleontólogo lourinhanense Octávio Mateus.

Segundo Luís Rocha, director-geral do Dino Parque, “para nós é um orgulho poder apresentar este modelo único no mundo, símbolo da importância da Lourinhã como local de descobertas do período Jurássico. É mais um dinossauro português, dos vários que temos em exibição no parque, sendo que este é especial porque não pode ser observado em mais nenhum parque do mundo, apenas no Dino Parque, o maior museu ao ar livre da Europa”.

Recorde-se que o Dino Parque da Lourinhã reabriu ao público no dia 20 de Maio com um conjunto de medidas de controlo que garantem a segurança de todos os visitantes e colaboradores face à pandemia de Covid-19. Desde a sua abertura já recebeu quase 600.000 visitantes. Inaugurado em Fevereiro do ano passado, o Parque dos Dinossauros da Lourinhã é o maior museu ao ar livre do nosso país e da Europa, tanto em área de expositiva e em dimensão. Com 180 modelos de animais à escala real, o Dino Parque proporciona uma verdadeira viagem de milhões de anos através de cinco percursos distintos: Paleozoico, Triásico, Jurássico, Cretáceo e Monstros Marinhos.

O Dino Parque é propriedade da PDL, que também assegura a sua gestão, tendo parcerias com o Município da Lourinhã e com o GEAL - Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã (Museu da Lourinhã), entidade responsável pela colecção apresentado no espaço museológico, com espólio do Museu da Lourinhã, onde se podem conhecer os achados de dinossauros provenientes da região e um laboratório que permite aos visitantes observar a preparação de fósseis.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados