Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

‘Furnaka EcoSurf Village’ recebeu certificação Chave Verde

danielnevesfurnaka

O aldeamento ‘FurnaKa EcoSURF Village’ é a primeira unidade de alojamento turístico do concelho da Lourinhã a receber o reconhecimento /certificação Green Key da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). A entrega deste galardão decorreu no passado dia 8 de Junho, numa cerimónia realizada no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Esta iniciativa, que distinguiu 153 unidades turísticas, promove o turismo sustentável, através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamentos locais, parques de campismo e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a educação ambiental para a sustentabilidade.

No caso do aldeamento lourinhanense, situado na Estrada da Atalaia, junto à Listor, esta distinção é decorrente “da sua política de sustentabilidade baseada num conjunto de boas práticas de gestão ambiental e energética, bem como na dinamização de actividades pedagógicas de natureza ecológica”, referiu ao ALVORADA o empresário Daniel Neves.

Na sua página da internet, a ABAE refere que em 2020, o galardão foi atribuído a 153 estabelecimentos, menos 28 em comparação a 2019, “o que reflete o ano particularmente difícil para o sector do turismo”, apesar da capacidade de resiliência das unidades Green Key e do trabalho desenvolvido pela ABAE, sobretudo nos últimos meses. O Programa Green Key, assim que foi declarado o estado de calamidade, “procurou reforçar o apoio aos estabelecimentos, valorizar as actividades desenvolvidas, partilhar estratégias para auxiliar as empresas a superar o presente e repensar o futuro e estimular a utilização da rede Green Key como ferramenta diferenciadora e impulsionadora".

Nesta cerimónia marcaram presença José Archer, presidente da ABAE e Rui Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Mais informação na próxima edição do ALVORADA.

Texto e fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA