Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Época balnear abre no concelho da Lourinhã com cinco bandeiras azuis, cinco bandeiras douradas e uma zero poluição

Nadador salvador 3

A época balnear no nosso concelho começou este sábado e vai decorrer até 14 de Setembro, segundo a portaria oficial publicada pelo Governo no passado dia 30 de Abril e que confirmou assim o pedido apresentado pelo Município da Lourinhã. Este diploma estabelece, para este ano, à identificação das águas balneares costeiras e de transição e das águas balneares interiores, fixando as respectivas épocas balneares, e à qualificação como praia de banhos, onde é assegurada a presença de nadadores-salvadores. Segundo assegurou ao ALVORADA uma fonte municipal, todas as praias classificadas com zonas balneares têm ao serviço nadadores-salvadores, de acordo com o Serviço de Administração do recurso Litoral, gerido pela APA - Agência Portuguesa do Ambiente, com excepção da Praia de Valmitão, esperando a autarquia que na segunda-feira seja resolvido, e numa das concessões da Praia da Areia Branca, devido à falta de última hora de um dos dois profissionais contratados para o efeito. Na próxima semana vão decorrer as vistorias por parte das entidades oficiais para averiguar 'in loco' para o cumprimento de todas as formalidades que têm que ser respeitadas pelos concessionários.

O concelho da Lourinhã volta a contar, para além das cinco praias galardoadas com a bandeira azul - Areia Branca, Areia Branca - Foz, Areal Sul, Peralta e Porto Dinheiro -, com a Praia de Valmitão que, tal como a Praia de Peralta, têm uso limitado por parte dos banhistas devido à instabilidade das arribas, de acordo com recomendações da APA - Agência Portuguesa do Ambiente. A região Oeste conta este ano com 31 bandeiras azuis.

Para além do galardão europeu de qualidade das instâncias balneares atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, há também a registar a atribuição do galardão de ‘Praia Qualidade de Ouro’, pela associação ambiental Quercus, às praias Areal Sul, Areia Branca (regressa este ano à lista), Peralta, Porto Dinheiro e Valmitão. Esta distinção anual centra-se exclusivamente na qualidade das águas balneares, com base no histórico de análises oficiais e respectiva classificação por parte da APA. A região Oeste conta este ano com 41 bandeiras atribuídas pela Quercus.

Entretanto, o concelho da Lourinhã passou a integrar pela primeira vez a lista das ‘Praias ZERO Poluição’ com a Praia da Peralta. A responsabilidade da compilação desta lista pertence à ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável, com base em análises da qualidade da água ao longo das últimas três épocas balneares, que apresentaram sempre classificação ‘excelente’ e valores zero ou inferiores ao limite de detecção em todas as análises para os parâmetros microbiológicos. Na região Oeste foram distinguidas 23 praias.

Nota da Redação: notícia atualizada às 20h13 sobre a contratação de nadadores- salvadores.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)