Município da Lourinhã lança questionário sobre caracterização dos hábitos e comportamentos alimentares dos adultos
- Categoria: Lourinhã
- 11/06/2025 23:43
Foi lançado esta quarta-feira pelo Município da Lourinhã um questionário intitulado ‘Caracterização dos Hábitos e Comportamentos Alimentares da População Adulta do Concelho da Lourinhã’, promovido pela autarquia e desenvolvido por uma aluna da Licenciatura em Ciências da Nutrição da Universidade Lusófona - Centro de Investigação de Lisboa, actualmente em estágio na edilidade.
Em comunicado enviado ao ALVORADA, a autarquia explica que para além de ter por objectivo caracterizar os hábitos alimentares da população residente, quer ainda “compreender os factores que influenciam as suas escolhas alimentares, com vista a contribuir para a definição de estratégias de promoção da saúde e alimentação saudável no município”.
Qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos e residente no concelho da Lourinhã pode participar de forma anónima, através do preenchimento deste questionário, que inclui um conjunto de questões simples sobre os hábitos e comportamentos alimentares, percepções sobre a alimentação saudável e factores que influenciam as escolhas alimentares. O tempo estimado para resposta é de aproximadamente cinco minutos. “De forma a chegar ao maior número de pessoas, o questionário estará disponível até 9 de Julho, no site do Município da Lourinhã, emhttps://forms.gle/NkXoGakS2gVvbv2a7, mas também através das ‘mailing’ lists’ do Centro de Saúde da Lourinhã e das IPSS locais”. Nos dias 9, 12, 13, 23 e 25 deste mês o questionário será ainda aplicado, presencialmente, na zona de espera do Balcão do Munícipe, nos Paços do Município.
Ainda segundo o comunicado, para a autarquia é fundamental obter o maior número de respostas, uma vez que “o entendimento dos padrões alimentares dos lourinhanenses permitirá oferecer informações relevantes para o desenvolvimento de estratégias municipais que possam melhorar a nutrição e, consequentemente, a saúde da população”.
Texto: ALVORADA com comunicado da CML