Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã: conhecidos os resultados do programa ECOVALOR

ecovalor

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, que se celebra a 5 de Junho, a Câmara Municipal da Lourinhã divulgou os resultados do concurso ‘Separa e Ganha - No amarelo, no azul e no verde” do programa ECOVALOR.

Este é um concurso promovido pela Valorsul, ao qual o município se tem vindo a associar há vários anos e que tem como objectivo, segundo refere a edilidade num comunicado enviado ao ALVORADA, “promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino, instituições e associações, premiando aquelas que apresentam melhor desempenho no encaminhamento de resíduos sólidos urbanos recicláveis para reciclagem”.

O concurso ‘Separa e Ganha’ consiste numa competição entre escolas de qualquer nível de ensino e dimensão, assim como associações e IPSS do mesmo município e tem como objectivos específicos aumentar as quantidades de plástico, metal, pacotes de bebida, papel e cartão e embalagens de vidro encaminhadas para reciclagem, assim como sensibilizar e educar a comunidade escolar, familiares e comunidade envolvente para a correcta utilização dos ecopontos, incentivando assim à reciclagem.

Como modelo de recolha, esta edição contou, pela primeira vez, com a utilização de um único ecoponto de rua alocado a cada escola/instituição/associação participante, identificado como sendo um ecoponto ‘Ecovalor’ e a recolha selectiva efectuada pela Valorsul.

Participaram nesta 13ª edição 32 instituições, que envolveram directamente cerca de 4565 alunos/utentes, que separaram e depositaram nos ecopontos alocados a cada instituição participante: 73,92 toneladas de embalagens de plástico/metal; 128,47 toneladas de papel/cartão; e 84,47 toneladas de vidro, num total de 286,86 toneladas enviadas para reciclagem com uma contrapartida financeira da Valorsul no valor de 11 918,00 euros.

Prémios atribuídos pela Valorsul:

‘Separa e Ganha - Amarelo’

1º prémio - Escola Básica da Zambujeira: 590 euros que separou 3836,25 kg;

2º prémio - Escola Básica com Jardim de Infância do Moledo: 582 euros que separou 3781,25 kg;

3º prémio - Escola Básica Marquiteira: 341,00 euros que separou mais por aluno (54 kg/aluno).

‘Separa e Ganha - Azul’

1º prémio - Escola Básica Dr. Catanho de Menezes: 405 euros, que separou 8100 kg;

2º prémio - Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã (creche, jardim de infância, CATL): 379 euros, que separou 7575 kg;

3º prémio - Escola Básica da Zambujeira: 242 euros, que separou mais por aluno (242 kg/aluno);

‘Separa e Ganha - Verde’

1º prémio - Escola Básica da Zambujeira: 117 euros, que separou 5850 kg;

2º prémio - Escola Básica com Jardim de Infância do Moledo: 107 euros, que separou 5362,50 kg;

3º prémio - Escola Básica da Marteleira: 33 euros, que separou mais por aluno (56 kg/aluno).

‘Instituições’ - valor do prémio para o total dos três fluxos:

1º prémio - Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 489 Lourinhã: 994 euros para o total dos três fluxos (31870 kg);

2º prémio - Grupo de Radioamadores da Lourinhã: 576 euros para o total dos três fluxos (14860 kg).

A par do concurso ‘Separa e Ganha’, realizaram-se nesta 13ª edição do programa ECOVALOR várias actividades, concretamente: cerca de 40 acções de educação ambiental ‘A Solução é Reduzir’, direccionadas para o público escolar do 1º ciclo; visitas às instalações da Valorsul, nomeadamente ao Centro de Triagem e Ecocentro, em Lisboa, com os alunos do Clube Ambiente da Eco-Escola EB Dr. João das Regras, Lourinhã; e atribuição de materiais de sensibilização e informativos, como ecobags e magnéticos da reciclagem.

Texto: ALVORADA com comunicado da CML