Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhanense Nuno Sampaio não continua no Governo como secretário de Estado

Nuno Sampaio com equipa 2025

O lourinhanense Nuno Sampaio, que assumiu as funções de secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação no anterior Governo, não foi indigitado para continuar no novo Governo que tomou posse ao fim da tarde no Palácio Nacional da Ajuda.

O Presidente da República aceitou esta noite as propostas para secretários de Estado no XXV Governo, que tomarão posse esta sexta-feira ao fim da tarde, não constando o nome de Nuno Sampaio. Para o seu lugar foi escolhida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, a secretária de Estado Ana Isabel Marques Xavier, professora associada na Universidade Autónoma de Lisboa e convidada do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, que era até agora secretária de Estado da Defesa.

Nuno Sampaio despediu-se hoje das suas funções no Palácio das Necessidades, onde funciona o Ministério dos Negócios Estrangeiros, e escreveu nas redes sociais - acompanhado por esta foto - um elogio à sua equipa que o acompanhou nesta curta passagem pelo Governo, onde se estreou em funções oficiais: "o sucesso desta missão só foi possível com inexcedível apoio de todos, todos, todos. Muito obrigado!".

Recorde-se que Nuno Sampaio integrou a Casa Civil dos Presidentes Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa, de onde saiu após ter sido convidado por Paulo Rangel para assumir a Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. 

O político social-democrata lourinhanense é professor auxiliar do Instituto dos Estudos Políticos da Universidade Católica. Foi distinguido na última Gala das Dinstições da ADL - Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã com o Prémio Personalidade do Ano.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados