Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Faleceu Maria Júlia Santos, antiga presidente da Junta de Freguesia da Marteleira, aos 90 anos de idade

JuliaSantos CML 2025

Maria Júlia dos Santos Ferreira, antiga presidente da Junta de Freguesia da Marteleira, faleceu ontem à noite, em casa, aos 90 anos, vítima de doença prolongada. O corpo chega à Igreja de Nossa Senhora da Saúde da Marteleira amanhã, domingo, pelas 17h00, onde será celebrada missa de corpo presente na segunda-feira às 15h00, seguindo o funeral para o Cemitério da Marteleira.

Nascida a 18 de Novembro de 1934, Maria Júlia Ferreira, a segunda de quatro irmãos, foi como uma mãe e colega dos dois últimos irmãos: os empresários gémeos António José dos Santos e José António dos Santos, proprietários e gestores do Grupo Valouro. O seu pai, Avelino dos Santos, e o seu irmão mais velho, Manuel dos Santos, na altura, eram regatões e como tal dispunham de pouco tempo para a pequena mercearia e o recente café da aldeia que a família era proprietária. Maria Júlia Ferreira, no início dos anos 50 do século passado, passou algum tempo atrás do balcão naquele que foi o primeiro café que existiu na Marteleira e, por essa altura, juntamente com alguns amigos, fizeram um peditório na aldeia para que a electricidade fosse uma realidade em 1959. Nesse mesmo ano contraiu matrimónio com Marçal Gomes Ferreira. Emigra para o Brasil no início de 1960. Durante esses anos trabalhou num restaurante, cujo proprietário era o seu marido. Nas horas vagas dedicou o seu tempo a fazer almofadas e passarinhos que vendia e cujo dinheiro ia enviando para um dos seus irmãos gémeos, com o intuito de criar o Grupo Valouro. Regressa do Brasil a 26 de Novembro de 1967 e começa a trabalhar na empresa, tal como as esposas dos seus dois irmãos.

Em 1982, Maria Júlia Ferreira foi uma das impulsionadoras da construção da Igreja da Marteleira para a criação da paróquia e, mais tarde, da própria freguesia. Mais tarde, com o intuito de construir um lar de idosos, integra em 1983 os órgãos sociais como vice-provedora da recém-criada Santa Casa da Misericórdia da Marteleira. Em 1990 dedica-se à política cumprindo dois mandatos como autarca da freguesia, para simplesmente melhorar a sua aldeia natal, tendo sido necessário criar um movimento de cidadãos, o GAM - Grupo de Amigos da Marteleira.

Maria Júlia dos Santos Ferreira foi galardoada com o prémio ‘Carreira’ durante a 16ª Gala da Distinções pelo Desenvolvimento Local 2024, que decorreu no passado dia 22 de Fevereiro no Pavilhão Polidesportivo Municipal na Lourinhã. O presidente da direcção da ADL, Rogério Henriques, justificou na ocasião o prémio atribuído pela sua dedicação ao voluntariado: “esta é uma homenagem a uma personalidade que, de forma voluntária e incansável, dedicou o seu tempo, o seu esforço e a sua paixão ao serviço dos outros, contribuindo de forma activa e significativa para o desenvolvimento e bem-estar do concelho da Lourinhã”. Na ocasião, visivelmente emocionada, Maria Júlia Ferreira agradeceu a homenagem, a qual não esperava: “tenho pena de ter a idade que tenho e haver tanto para fazer, mas até que possa andar, possa fazer, vou continuando até que Deus me chame”, afirmou na ocasião após receber a distinção.

A sua experiência de autarca foi também partilhada recentemente num evento organizado pela Assembleia Municipal da Lourinhã, por ocasião do 48º aniversário deste órgão autárquico, durante a Tertúlia ‘A Mulher e o Poder Local’, realizada no passado dia 15 de Fevereiro.

Entretanto, a Câmara Municipal da Lourinhã aprovou, no passado dia 15, após proposta do Conselho Honorífico, a atribuição da Medalha Municipal de Mérito - Ordem de Serviço Público - Classe Ouro a Maria Júlia dos Santos Ferreira, para ser entregue na sessão solene do próximo feriado municipal, a 24 de Junho, que será agora a título póstumo.

O ALVORADA apresenta à família as mais sentidas condolências.

Texto: ALVORADA
Fotografia: AML