Ciclista Tiago Cação em Volta a Portugal para apelar à mudança na mobilidade urbana vai passar pela Lourinhã
- Categoria: Lourinhã
- 30/05/2025 18:43
O ultramaratonista em ciclismo Tiago Cação inicia na próxima segunda-feira, o Projecto 278, uma volta a Portugal em bicicleta de 6.000 km que terminará em Lisboa no final do mês, depois de passar por todos os 278 municípios de Portugal Continental. A chegada a Lisboa deverá acontecer no dia 28, mas, no dia 9 de Junho, Tiago Cação vai parar na Lourinhã e no Cadaval. No dia 10 o trajeto leva-o a Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos e Alenquer, entre outros concelhos do distrito de Lisboa. Em todos estes municípios, Tiago Cação irá entregar uma carta à autarquia a apelar “à profunda redefinição da mobilidade urbana”, refere um comunicado da organização de relações públicas do ciclista enviado ao ALVORADA. O projecto pode ser acompanhado diariamente na sua página de internet em projecto278.pt.
O arranque desta Volta a Portugal é já esta segunda-feira. Tiago Cação irá entregar o primeiro manifesto à vereadora da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo, que tem o pelouro da Qualidade de Vida. Nesse momento simbólico, Tiago Cação terá a companhia do presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cândido Barbosa, da presidente da MUBI - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, Vera Diogo, e do CEO da Greenvolt Comunidades, José Queirós de Almeida.
Com a meta diária de percorrer cerca de 240 km ao longo do mês de Junho, Tiago Cação tentará sensibilizar as autarquias, antes das eleições autárquicas deste ano, para a necessidade da mudança de paradigma nas políticas urbanísticas e de mobilidade, priorizando a sustentabilidade, a saúde, a segurança e a qualidade de vida das populações. “Os centros urbanos são actualmente responsáveis por 70% das emissões de gases com efeito de estufa e o transporte rodoviário é identificado como a principal causa da poluição do ar nas cidades. Com o Projecto 278, Tiago Cação visa defender uma mobilidade mais activa, sugerindo a inclusão da bicicleta no topo da pirâmide da mobilidade, propondo os passos prioritários para alcançar esse objectivo”, explica o comunicado.
O Projecto 278 tem ainda um forte eixo de promoção turística, pois na sua viagem Tiago Cação procurará demonstrar que Portugal é um destino de referência no cicloturismo e no turismo sustentável. Durante toda a duração da iniciativa serão produzidos conteúdos audiovisuais para dar visibilidade à diversidade paisagística, patrimonial e cultural do nosso país, quer nas zonas urbanas como nas zonas rurais, com menos densidade populacional.
O Projecto 278 será ainda acompanhado pelo multipremiado realizador belga Ryan Le Garrec, conhecido pelas suas obras sobre ciclismo e ultramaratonismo, e que fará um documentário sobre a iniciativa. O Projecto 278 conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e com o apoio institucional da Associação Nacional de Municípios, da Federação Portuguesa de Ciclismo, da MUBI, do IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, do ICFN - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da ABIMOTA. A Greenvolt Comunidades e a Sociedade Ponto Verde são os patrocinadores. A iniciativa conta ainda com parcerias com a Bikezone, Decathlon, Geonatlife, Sponser Sport Foods, Catlike, Biolectra Magnesium e Panvitol da Azevedos e da Topcycling.pt.
Tiago Cação nasceu em Montemor-o-Velho em 1983. É formado em Turismo, tendo frequentado o curso de Marketing no I.S.C.A. Trabalha na indústria musical e por paixão é fotógrafo, produtor e escritor de viagens. Produziu e realizou o documentário Horizontes, actualmente disponível na RTP PLAY. É atleta ultramaratonista em ciclismo, tendo disputado o campeonato do mundo Biking Man em 2019 e 2021, terminando em 29º e 12º lugar, respectivamente. Qualificou-se para a Race Across América, a prova mais difícil do mundo, e é o único português a conseguir fazer as nove ilhas dos Açores em nove dias consecutivos. Dedica-se frequentemente a causas sociais. Em Abril de 2020, realizou uma volta solidária a Portugal. Percorreu 2.000 km em sete dias e angariou duas toneladas de alimentos para a União Audiovisual. Também em Outubro de 2020, com o apoio da Rádio Comercial, fez a estrada Nacional 2 em 27 horas, tendo angariado mais de 8 mil euros através de crowdfunding, valor que foi convertido em ajuda alimentar para profissionais do sector da cultura em dificuldades financeiras devido à pandemia.