Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município da Lourinhã participou no XII Encontro da Rede Nacional de Cidades e Vilas Resilientes no Funchal

encontro cidades vilas resilientes 25 dr

O Município da Lourinhã esteve representado no XII Encontro Nacional de Cidades e Vilas Resilientes, que decorreu no Funchal, em Machico e na Ponta do Sol, na ilha da Madeira, nos dias 21 e 22 de Maio.

Participaram neste encontro o vereador João Serra, responsável pelo pelouro da Protecção Civil, e Daniel Neves, Coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil, o primeiro, a 21 de Maio, no Painel Político - Mesa Redonda, e o segundo, a 22 de Maio, no Painel Boas Práticas, com a apresentação ‘Elaboração de Guia de Medidas de Autoprotecção para a População’.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a autarquia lourinhanense refere que, inserido no âmbito da campanha global ‘Making Cities Resilient 2030’ (MCR2030) das Nações Unidas) e dinamizado pela Câmara Municipal do Funchal, o XII Encontro da Rede Nacional de Cidades e Vilas Resilientes reuniu diversos autarcas e especialistas nacionais e internacionais, para debater estratégias de resiliência urbana.

Como o ALVORADA já tinha noticiado, o Município do Bombarral foi reconhecido como ‘Vila Resiliente’ no âmbito do Programa Internacional das Nações Unidas para a Redução de Risco de Catástrofes (UNDRR).

Este galardão, símbolo do compromisso com a segurança, foi atribuído no XII Encontro Nacional de Cidades e Vilas Resilientes, tendo sido recebido pelo vereador Bruno Santos e pelo Coordenador Municipal de Protecção Civil do Bombarral, Sérgio Morais.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a autarquia bombarralense refere que este reconhecimento “reflecte o trabalho contínuo que o município tem vindo a desenvolver na área da resiliência e protecção civil”, sendo “resultado de uma estratégia orientada para a prevenção, preparação e resposta eficaz a situações de risco”.

Este encontro, onde participaram 120 representantes de 38 municípios do país foi, segundo adiantou a edilidade, uma oportunidade para a troca de experiências entre os vários representantes nacionais e internacionais das cidades e vilas resilientes, no qual se realizam várias palestras e visitas técnicas dedicadas à temática.

Texto: ALVORADA com comunicados da CML e CMB
Fotografia: Direitos Reservados