Planalto das Cesaredas foi o 3º classificado do Concurso de Empreendedorismo Turístico do Turismo Centro de Portugal
- Categoria: Lourinhã
- 19/05/2025 15:26
O projecto ‘Planalto das Cesaredas - Rede de Aldeias Turísticas’, promovido pela lourinhanense Sílvia Cláudio, foi o terceiro classificado da X Edição do Prémio José Manuel Alves, concurso de empreendedorismo turístico do Turismo Centro de Portugal.
O projecto visa a criação de uma Rede de Aldeias Turísticas Sustentáveis para o território designado como Planalto das Cesaredas, território que se divide por quatro concelhos, que são Bombarral, Lourinhã, Óbidos e Peniche, integrando parcialmente sete freguesias: Pó, Roliça, Reguengo Grande, União das Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, Olho Marinho, Serra d’El Rei e Atouguia da Baleia, os quais fazem parte da região do Oeste.
A Rede de Aldeias Turísticas do Planalto das Cesaredas visa oferecer um conjunto de produtos e serviços turísticos integrados, desenvolvidos com o objectivo de valorizar os recursos naturais, culturais e sociais do território. “O foco principal é promover um turismo sustentável, assente em critérios de gestão sustentável, sustentabilidade socioeconómica, cultural e ambiental, que impulsione o desenvolvimento económico e social, ao mesmo tempo que preserve as identidades locais e as tradições”, destacou a promotora ao Turismo Centro de Portugal .
O projecto foi seleccionado pelo júri final, composto por Miguel Mendes (Turismo de Portugal) e Guilherme Fonseca ( Portugal Ventures), tendo as avaliações sido feitas de acordo com os seguintes critérios: viabilidade económico-financeira, grau de inovação do projecto, contributo do projecto para o desenvolvimento do sector na região Centro de Portugal, incluindo contributo para a sustentabilidade económica, ambiental e/ou social da região e experiência e competências demonstradas pelo(s) promotor(es).
Para além da distinção, o projecto vai ser contemplado com um prémio financeiro de 1000 euros.
A vitória da edição anual deste prémio foi atribuída ao projecto dedicado ao turismo de natureza e bem-estar desenvolvido na Serra do Bussaco. Desenvolvido pela Geo2Go, o 'Bussaco Eco Park' foi o projecto que se destacou “pela sua proposta inovadora de turismo integrado em plena Serra do Bussaco”, numa edição que contou com 45 candidaturas. A Turismo Centro de Portugal explicou, em comunicado, que este projecto se estende por 24 hectares e oferece “experiências tão diversas como arborismo, paintball, percursos de BTT, caminhadas, yoga e massagens na floresta, tudo num ambiente de imersão com a natureza”. “Este projecto afirma-se como uma âncora para o turismo de aventura e bem-estar na região”, frisou.
O segundo lugar foi conquistado pelo projecto 'Ride & Tile', “que une duas expressões autênticas da cultura portuguesa: a bicicleta e o azulejo”. Segundo a Turismo Centro de Portugal, trata-se de “uma homenagem ao património, à arte e à sustentabilidade, que convida o público a descobrir histórias que ligam o passado ao presente, pedalada a pedalada”. “O projecto parte de uma bicicleta temática, decorada com azulejos inspirados em cada território, que percorre o país à procura de pessoas, tradições e paisagens que representem o ADN português”, acrescentou.
O Prémio José Manuel Alves homenageia um ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que foi responsável pela criação do gabinete de apoio ao investimento turístico. A completar uma década de existência, este prémio conta com 475 candidaturas recebidas, 81 projectos distinguidos como finalistas e 29 iniciativas premiadas.
Paralelamente, realizou-se a 9ª edição do Concurso de Teses Académicas, que distinguiu uma tese de Doutoramento sobre cocriação em eventos culturais na Ria de Aveiro e uma tese de Mestrado sobre ecossistemas de coopetição no turismo criativo, entre as 32 teses submetidas. Na categoria Doutoramento venceu a tese 'Avaliação da Cocriação de Experiências no Sector do Turismo: O caso dos eventos culturais na Região da Ria de Aveiro', de Paulo Sérgio Teixeira Costa, e na categoria Mestrado a tese 'Modelo de Turismo Criativo como Ecossistema de Coopetição', de Marta Joana Filipe Simões de Alexandre.
O objectivo deste concurso é, de acordo com a Turismo Centro de Portugal, premiar “o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a actividade turística na região” e criar “pontes entre investigação e a sua aplicação no terreno”.
O TCP é responsável pela promoção turística de 100 concelhos da Região Centro, entre os quais os 12 que integram a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste.
Texto: ALVORADA com Turismo Centro de Portugal