Projecto ‘Planalto das Cesaredas - Rede de Aldeias Turísticas’ na fase final da X Edição do Prémio José Manuel Alves
- Categoria: Lourinhã
- 14/05/2025 15:38
‘Planalto das Cesaredas - Rede de Aldeias Turísticas’ dá nome ao projecto da lourinhanense Sílvia Cláudio que está a participar na X Edição do Prémio José Manuel Alves, um concurso de empreendedorismo turístico do Turismo Centro de Portugal que reuniu 45 candidaturas, das quais foram seleccionadas oito para a fase final.
O projecto ‘Planalto das Cesaredas - Rede de Aldeias Turísticas’ visa a criação de uma Rede de Aldeias Turísticas Sustentáveis para o território designado como Planalto das Cesaredas, território que se divide por quatro concelhos que são Bombarral, Lourinhã, Óbidos e Peniche, integrando parcialmente sete freguesias - Pó, Roliça, Reguengo Grande, União das Freguesias de São Bartolomeu dos Galegos e Moledo, Olho Marinho, Serra d’El Rei e Atouguia da Baleia - os quais fazem parte da zona Oeste, uma das sub-regiões da Região de Turismo Centro de Portugal.
Segundo Sílvia Cláudio, a Rede de Aldeias Turísticas do Planalto das Cesaredas visa oferecer um conjunto de produtos e serviços turísticos integrados, desenvolvidos com o objectivo de valorizar os recursos naturais, culturais e sociais do território. “O foco principal é promover um turismo sustentável, assente em critérios de gestão sustentável, sustentabilidade socioeconómica, cultural e ambiental, que impulsione o desenvolvimento económico e social, ao mesmo tempo que preserve as identidades locais e as tradições”, adianta a lourinhanense.
Ao ALVORADA, a lourinhanense referiu que a sua visão para este projecto é que seja “de todos e para todos”, pretendendo dar vida ao mesmo através do envolvimento das juntas de freguesia respectivas e câmaras municipais, Geoparque Oeste e associações do território.
O júri irá seleccionar o projecto vencedor, tal como o segundo e o terceiro classificado e a sua decisão, segundo o Turismo Centro de Portugal, está prevista ser anunciada esta quinta-feira, dia 15.
O Prémio José Manuel Alves, organizado anualmente pelo Turismo Centro de Portugal, destina-se à detecção e apoio a projectos inovadores no sector do Turismo com implementação na Região Centro de Portugal, através do qual se pretende consagrar a melhor ideia de negócio no sector.
A designação homenageia o ex-presidente da Região de Turismo do Centro, que esteve na génese da criação do gabinete de apoio ao investimento turístico, na região Centro de Portugal.
Texto: ALVORADA