Assembleia Municipal da Lourinhã para eleger a mesa foi remarcada para o próximo dia 21
- Categoria: Lourinhã
- 13/05/2025 12:52
Inicialmente prevista para esta quarta-feira, às 21h00, a reunião da Assembleia Municipal da Lourinhã foi remarcada para a próxima semana, dia 21, igualmente uma quarta-feira, após decisão tomada ontem à noite durante a reunião que juntou os representantes de todos os grupos municipais com a Mesa cessante.
Segundo o edital assinado pelo presidente demissionário da Mesa, o socialista Brian Silva, a desconvocação da sessão extraordinária prevista para amanhã à noite ficou a dever-se a “motivos relacionados com a legitimidade no envio da convocatória, erradamente assinada pelo signatário”. A nova convocatória para a reunião - e não sessão extraordinária como por lapso escrevemos anteriormente -, reagendada para dia 21, foi já assinada pelo social-democrata António Gomes, enquanto presidente da mesa responsável pelo processo eleitoral, para reunir à mesma hora e tendo a sessão como ponto único a eleição do presidente e secretários da Assembleia Municipal. Tal como todas as outras reuniões públicas deste órgão deliberativo, haverá transmissão em directo pelas redes sociais.
Recorde-se que a Mesa da Assembleia Municipal da Lourinhã foi demitida na última sessão, que terminou já na madrugada do passado dia 30 de Abril, após ter sido aprovada por maioria uma proposta pelos eleitos Fernanda Marques Lopes (independente) e José Soeiro (na altura representante do PCP mas passou posteriormente a independente). Foi depois eleita a Mesa Eleitoral presidida por António Gomes, de acordo com o Regimento da Assembleia Municipal, que é o responsável por conduzir o processo eleitoral para a eleição da nova Mesa.
Esta foi a primeira vez, desde a realização das primeiras eleições autárquicas em 1975, que a Mesa da Assembleia Municipal foi demitida e não completou o mandato, a poucos meses da realização de novo acto eleitoral. No primeiro mandato, entre 1977 e 1980, após a morte do presidente da Mesa, o socialista Mariano Vicente, cinco meses após a sua tomada de posse, houve necessidade de se proceder à eleição da nova Mesa, tendo sido eleito o social democrata João Marques que presidiu à Assembleia Municipal até final do mandato.
Texto alterado às 20h05 de 13/05/2025.
Texto: ALVORADA