CDS/PP da Lourinhã considera que demissão da Mesa da Assembleia Municipal visou repor dignidade que este órgão merece
- Categoria: Lourinhã
- 03/05/2025 17:40
A estrutura concelhia do CDS/PP considera, em comunicado enviado ao ALVORADA, que a demissão da Mesa da Assembleia Municipal, aprovada na madrugada de quinta-feira, visou “unicamente que a dignidade que este órgão merece, fosse reposta, através de um acto democrático que é a votação secreta”. Para o delegado concelhio do partido, Fernando Nascimento, a última sessão ordinária deste órgão “foi bastante claro e transparente”, porque foi “sem rodeios” que “apresentou as suas razões para votar a favor da destituição da mesa, presidida por Brian Silva [PS]”.
O CDS/PP ficou admirado com o comunicado da estrutura local do PS sobre esta crise política, porque refere que houve três membros da sua bancada que votaram a favor da proposta da oposição, numa votação que foi feita por voto secreto. “Não há golpes nem cabalas organizadas e a prova é que o resultado foi uma surpresa para todos, mais isso deve-se à forma como este órgão foi gerido e que ficou bastante patente nas intervenções das diferentes bancadas”, refere o partido. “Quem semeia ventos colhe tempestades”, destaca ainda Fernando Nascimento, para quem a democracia “é pensar diferente, agir diferente, é fiscalizar, é propor outras e novas opções, a verdade não pertence a ninguém, é livre! Aceitar os resultados e a alternância é que é um verdadeiro ato democrático”.
Representado por dois eleitos na Assembleia Municipal da Lourinhã, o CDS/PP frisa ainda no comunicado que “a sensação que tivemos no final desta longa noite, é que a democracia voltou a funcionar no concelho e a população voltou a acreditar e a ter esperança que é possível mudar a forma e o conteúdo de gerir politicamente o concelho da Lourinhã”. O partido conclui a missiva agradecendo pelo apoio recebido por todos os lourinhanenses, antes e depois de ser conhecido publicamente o resultado da votação na última sessão Assembleia Municipal.
Depois de ter sido destituída a Mesa da Assembleia Municipal da Lourinhã na última sessão, foi depois eleita a Mesa Eleitoral, de acordo com o Regimento da Assembleia Municipal, que será agora responsável por conduzir o processo eleitoral para a eleição da nova mesa. Trata-se da primeira vez que tal sucede num mandato autárquico. A mesa cessante, que continua até lá em funções, reunirá na próxima segunda-feira, pelas 21h00, para acertar os pormenores da convocação da próxima sessão extraordinária da Assembleia Municipal, que terá de reunir no espaço de um mês.
Texto: ALVORADA