PCP da Lourinhã contra a proposta de destituição da Mesa da Assembleia Municipal e demarca-se do seu eleito José Soeiro
- Categoria: Lourinhã
- 21/04/2025 15:32
A Comissão Concelhia da Lourinhã do PCP tornou pública a posição da sua “total demarcação face à iniciativa protagonizada pelo eleito da CDU, o independente José Soeiro na Assembleia Municipal da Lourinhã, no que respeita à proposta de destituição da actual Mesa da Assembleia”, assegurando que “a iniciativa em causa é alheia à linha política do partido e à sua estrutura local”.
Numa nota enviada ao ALVORADA, a concelhia comunista esclarece que o pedido conjunto subscrito por José Soeiro, o único deputado municipal da coligação de esquerda, e Fernanda Lopes, deputada independente que se desvinculou do Chega, que consta na ordem de trabalhos da próxima sessão agenda para dia 28, segunda-feira, “não foi discutida, comunicada, nem validada por qualquer estrutura do partido, constituindo, por isso, uma acção estritamente individual, da qual o PCP se desvincula totalmente, tanto no conteúdo como nos objectivos e consequências políticas”. Destaca ainda o partido que esta iniciativa foi desenvolvida em articulação com uma deputada municipal sem qualquer ligação à CDU e sem qualquer relação política ou programática com o PCP.
De acordo com a decisão inédita da concelhia do PCP, é reafirmado “o seu total empenho numa intervenção responsável e coerente nas autarquias locais, promovendo o reforço da democracia, a defesa dos interesses das populações e a valorização do poder local como instrumento de desenvolvimento, justiça social e participação cidadã”. “Recusamos protagonismos individuais, aventuras pessoais e desvios oportunistas que apenas fragilizam o projecto colectivo da CDU e contribuem para a degradação da confiança nas instituições”, conclui o comunicado enviado ao nosso jornal.
Pedida pelo nosso jornal uma reacção a esta decisão do PCP, José Soeiro afirma que o partido “não teve postura honesta”, aludindo ao facto de, na construção das listas às próximas eleições autárquicas, não o terem informado e “nem sequer tiveram a honestidade intelectual de informar que não contavam” com ele. O eleito da CDU esclarece ainda que o PCP não tem conhecimento do teor da proposta que irá, com Fernanda Lopes, apresentar na próxima Assembleia Municipal sobre a destituição de Brian Silva de presidente deste órgão. “Não têm nem desta proposta, nem de qualquer proposta que se fez apresentar ou defender no decorrer de todo o mandato”, alude José Soeiro, manifestando assim um claro e total afastamento com a estrutura política que o candidatou nas últimas eleições autárquicas. “O Partido Comunista da concelhia da Lourinhã, no decorrer deste mandato, em nenhum momento se fez representar, solicitar qualquer tipo de informação ou conhecimento sobre as matérias em discussão ou até mesmo apoiar o eleito municipal José Soeiro. Nem mesmo numa matéria tão cara quanto o é, pelo menos para o Partido Comunista Português, o Parque de Campismo”, pelo que depreende que o partido “andou à boleia de todo o trabalho desenvolvido” por si enquanto representante da coligação na autarquia.
José Soeiro assegura que não será candidato nas próximas eleições autárquicas deste ano e conclui que “tudo quanto fiz, tudo quanto faço é em prol da Lourinhã e é com e pelos lourinhanenses”.
A notícia pode ser lida na íntegra na próxima edição impressa/digital do ALVORADA.
Texto: ALVORADA