Projecto ‘Eco Copos’ é lançado na Expo Lourinhã para reduzir impacto ambiental numa parceria da Lourambi com ADL e CML
- Categoria: Lourinhã
- 11/04/2025 11:15
O projecto ‘Eco Copos Lourinhã’ foi anunciado esta sexta-feira pela Lourambi - Associação para a Defesa do Ambiente do Concelho da Lourinhã, numa iniciativa que resulta de uma parceria com a ADL - Associação para o Desenvolvimento Local da Lourinhã e conta com o apoio do Município da Lourinhã. O projecto agora lançado aposta na utilização de copos reutilizáveis, produzidos em PP5, um material 100% reciclável e de alta durabilidade, que permite a sua lavagem e reutilização em múltiplos eventos.
A estreia deste novo modelo terá lugar na próxima edição da Expo Lourinhã, um dos maiores eventos do concelho, entre os próximos dias 24 a 27 deste mês. Sob o slogan ‘Vira o copo e usa o mesmo’, o sistema de utilização dos ‘eco copos’ é simples: os participantes podem adquirir um copo mediante uma caução de 50 cêntimos, valor que será devolvido no final ao consumidor caso o copo seja restituído. Em alternativa, quem desejar poderá ‘adoptar’ o copo e reutilizá-lo ao longo dos vários dias do evento ou noutros futuros. Para reforçar o compromisso ambiental, será ainda possível utilizar copos trazidos de casa ou adquiridos noutros eventos, eliminando a obrigatoriedade de levantar um novo copo na Expo Lourinhã. Disponíveis em três tamanhos e igual número de cores - verde, laranja e rosa -, os eco copos apresentam um design criativo e apelativo da autoria de Carolina Mateus, jovem lourinhanense, estudante de marketing, sócia e voluntária da Lourambi. Cada copo inclui ainda um ‘QR Code’ que direcciona os utilizadores para a página ‘VISIT LOURINHÃ’, promovendo não só a reutilização, mas também o território concelhio e a sua oferta turística.
Num comunicado enviado ao ALVORADA, a Lourambi frisa que este projecto representa um “esforço conjunto para promover a sustentabilidade e diminuir a pegada ecológica dos grandes eventos do concelho”. “Esta iniciativa surge como resposta à crescente produção de resíduos, em especial de copos de plástico descartáveis, que representam cerca de 80% do lixo gerado em festas, festivais e arraiais da região”, complementa a ONGA (Organização Não Governamental de Ambiente).
As festividades da Lourinhã, para além de momentos de grande animação, são também uma celebração da identidade local, da tradição e da cultura que atrai milhares de visitantes todos os anos. Contudo, “a quantidade de resíduos produzidos nestes eventos tem vindo a levantar preocupações ambientais sérias, motivando a procura de soluções mais responsáveis e sustentáveis”, alerta a Lourambi. Este projecto procura, assim, reduzir a geração de resíduos, promover práticas de reutilização e sensibilizar o público para comportamentos mais sustentáveis, “reforçando a imagem da Lourinhã como um concelho comprometido com o futuro do Planeta”, concluindo a organização liderada por Mafalda de Taborda Lourenço que “o ‘Eco Copo Lourinhã’ promete marcar a diferença e dar um novo sabor à forma como se vivem os eventos locais”.