Município da Lourinhã corta abastecimento de água para grande reparação de conduta adutora
- Categoria: Lourinhã
- 10/04/2025 10:50
O Município da Lourinhã está a proceder esta manhã a uma operação de reparação na principal conduta de abastecimento de água no concelho, motivo pelo qual levou ao corte no seu fornecimento que afecta diversas povoações. Numa informação pública que apenas foi colocada nas suas redes sociais, a autarquia avançou que esta intervenção está a decorrer desde a meia-noite e deverá ficar concluída até às 12h00, de forma “a causar o menor impacto possível nas populações visadas”.
Na nota de esclarecimento, a edilidade explica que se tem verificado, no último mês, roturas pontuais na principal adutora e conduta de abastecimento de água do concelho, “cujas consequentes reparações não têm resistido às enormes pressões a que estão sujeitas, decorrentes da geografia do local”. Para debelar o problema, a autarquia está agora a proceder a nova interrupção do abastecimento de água para substituição de materiais por outros com maior capacidade e resistência.
Ainda segundo informação da Câmara Municipal, é expectável que face ao ocorrido tenha que efectuar uma alteração estrutural no actual sistema, obra que estava prevista para o final deste ano, mas que foi antecipada para os próximos três meses, passando o abastecimento de água a estas populações a ser efectuado através do reservatório de Pregança do Mar, não sendo assim necessário, de futuro, interromper o fornecimento de água aquando de novas ocorrências na conduta adutora principal às localidades de Capelas; Casais Fonte de Lima; Casais Pia Mestre; Casais Porto Dinheiro; Casal das Barrocas; Casal Novo; Marquiteira; Marteleira (Urbanização Santa Casa da Misericórdia e zona envolvente); Matas; Merendeiro; Pregança do Mar; Santa Bárbara; Ventosa; Casal Mulato; Casal da Misericórdia; Casal Cantarola; Casais Pinheirinhos; Rua D. Sancho I, Lourinhã - desde o cruzamento com a Rua Arlete de Oliveira Guimarães e Rua Belo Horizonte às Matas.
A Câmara Municipal da Lourinhã pede por todos os incómodos causados, “na certeza de que estamos a trabalhar para resolver esta situação com a maior eficiência e brevidade possíveis”.
Texto: ALVORADA com comunicado da CML