Lourambi lança iniciativa ‘ECO-CHIC VIBES’ para promover moda sustentável nas escolas
- Categoria: Lourinhã
- 09/04/2025 12:51
A Lourambi, organização não governamental de ambiente (ONGA), deu início à iniciativa ‘ECO-CHIC VIBES - Eco Moda na Escola’, um projecto educativo que visa sensibilizar os jovens para os impactos ambientais da indústria do vestuário e incentivar práticas de consumo mais conscientes, como o ‘slow fashion’, o ‘upcycle’ e a circularidade através da troca de roupa.
Numa nota informativa colocada na sua página da internet, a Associação Ambiental do Concelho da Lourinhã refere que a primeira acção de empoderamento ambiental decorreu no passado dia 2, na Escola Internacional de Torres Vedras, onde alunos do 9º ano e do ensino secundário participaram numa sessão interactiva em formato ‘quizz’, abordando temas como a pegada ecológica da moda, os perigos do ‘fast fashion’ e alternativas mais sustentáveis. No final da sessão, os estudantes foram convidados a aderir ao projecto piloto de troca de roupa, com a instalação de um ‘charriot’ no espaço escolar, onde poderão deixar e escolher peças em bom estado, promovendo o reaproveitamento e reduzindo o desperdício.
O projecto terá continuidade em várias escolas do concelho da Lourinhã, estando já confirmada a próxima acção para o dia 29, na Escola Secundária João Manuel Delgado, na Lourinhã.
Ana Mendes, vice-presidente da Lourambi e coordenadora do projecto educativo, sublinha a importância de trabalhar este tema com os jovens. “A moda reflecte o comportamento de uma sociedade, e é precisamente junto das camadas mais jovens - mais expostas ao imediatismo e à pressão das redes sociais - que é essencial promover a sensibilização e consciencialização para um consumo responsável. Queremos colocar na moda a ‘slow fashion’ e mostrar como esta pode ser uma escolha ética e com impacto positivo para o Planeta”.
A iniciativa ‘ECO-CHIC VIBES’ insere-se na missão da Lourambi de promover a literacia ambiental e incentivar mudanças de comportamento que contribuam para um futuro mais sustentável.