Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã distinguida pela Associação Nacional de Gerontologia Social com Bandeira de Mérito Social

bandeira merito social 25 cml

O Município da Lourinhã foi distinguido com a Bandeira de Mérito Social, atribuída pela Associação Nacional de Gerontologia Social na I Gala do Mérito Social, cerimónia que decorreu a 25 de Março em Oliveira do Hospital. Na iniciativa marcou presença o vereador com o pelouro da Acção Social da Câmara Municipal da Lourinhã, António Alberto Santos.

Segundo explicou a câmara municipal num comunicado enviado ao ALVORADA, este prémio decorre de uma candidatura realizada pela autarquia para distinção do projecto ‘Loja Social’, resposta criada para fazer face a necessidades básicas e urgentes de cidadãos em situação de vulnerabilidade, onde são prestados diversos serviços, nomeadamente a entrega de bens como vestuário, calçado, têxteis/lar, louças e brinquedos; cantina social e ajuda alimentar através do fornecimento de refeições confeccionadas, cabazes de alimentos, lavandaria social e balneário social.

A Loja Social tem como compromisso “o acesso a bens e serviços de primeira necessidade” para todos os munícipes em situação de fragilidade, assim como “a consolidação de um modelo altruísta, de suporte da responsabilidade social e ecológico”, através do envolvimento da comunidade, adianta a edilidade.

Em 2024, a autarquia forneceu, através deste equipamento social, 550 refeições de emergência, 929 cabazes de apoio alimentar de emergência, 728 utilizações da lavandaria, 669 utilizações do balneário, e 1917 entregas de bens (roupa, calçado, artigos para lar e mobiliário).

Criado em 2022, a Bandeira de Mérito Social reconhece organizações que se destacam na promoção do bem-estar social, no desenvolvimento social e na implementação de práticas inovadoras e eficazes e tem como finalidade estimular a criação e manutenção de projectos que contribuam para a redução de desigualdades sociais e para a melhoria das condições de vida de populações vulneráveis.

Procura ainda valorizar as iniciativas que promovam uma sociedade mais inclusiva e solidária. Este prémio tem por critérios de avaliação o impacto social das iniciativas desenvolvidas, a sua sustentabilidade, inovação e criatividade e se estão alinhadas com os fins da ANGES (Associação Nacional de Gerontologia Social).

Texto: ALVORADA com comunicado da CML
Fotografia: Direitos Reservados