Município da Lourinhã assinalou Dia Mundial da Árvore e anuncia inventário de todo o arvoredo em domínio público no concelho
- Categoria: Lourinhã
- 21/03/2025 18:15
O Município da Lourinhã assinalou hoje o Dia Mundial da Árvore/Dia Internacional das Florestas com uma actividade de plantação de árvores, em Miragaia.
Em comunicado enviado ao ALVORADA, a edilidade informa que para celebrar esta efeméride, foram plantadas, pelos alunos do Jardim de Infância de Miragaia, um plátano e duas pereiras, numa acção que contou com a participação do vereador António Alberto Santos, com o pelouro da Educação.
A plantação do plátano, espécie autóctone, teve como objectivo sensibilizar os alunos para a importância desta árvore, tanto a nível ambiental como de aumento da biodiversidade. Já a plantação de árvores de fruto pretendeu chamar a atenção dos alunos para a importância da fruta na alimentação.
Estavam ainda previstas duas acções de sensibilização, concretamente, plantação de árvores com os alunos das escolas de Moledo e São Bartolomeu dos Galegos e, na Praia do Areal, uma acção participativa de remoção de espécies infestantes, nomeadamente, o chorão da praia (carpobrotus edulis), com os alunos da eco-escola EB 2, 3 Dr. João das Regras, mas foram “impossibilitadas pelas condições meteorológicas e que serão replicadas num futuro próximo”.
O Município da Lourinhã está ainda a desenvolver, através de uma empresa privada, após procedimento de consulta prévia, o inventário completo do arvoredo existente em domínio público, em cumprimento da legislação em vigor, que estabelece o regime jurídico de gestão do arvoredo urbano. “Este levantamento tem como principais objectivos quantificar o número de árvores existentes, identificar a sua espécie, dimensão, classificação, idade, estado fitossanitário e georreferenciação, fazendo o registo fotográfico de cada exemplar”, conclui o comunicado.
Texto: ALVORADA com comunicado e fotografia da CML