Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Dino Parque Lourinhã distinguido com prémio ‘ESG 2023’ pelo seu compromisso com a sustentabilidade

premio ESG dino parque 25 dr

O Dino Parque Lourinhã foi distinguido com o prémio ‘ESG 2023’, atribuído no âmbito do Programa Empresas Turismo 360º do Turismo de Portugal. A cerimónia de entrega do prémio aconteceu a 14 de Março, no decorrer na BTL (Better Tourism Lisbon Travel Market) e contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a empresa PDL - Parque dos Dinossauros da Lourinhã refere que o parque temático foi reconhecido “pelo seu esforço contínuo e pelo seu compromisso em reportar e implementar estratégias de gestão alinhadas com os desafios globais da sustentabilidade e responsabilidade social”. Entre as principais iniciativas destacam-se: redução da pegada de carbono através de investimentos em energias renováveis e eficiência energética; promoção da economia local, privilegiando fornecedores da região; valorização dos colaboradores, assegurando um ambiente de trabalho respeitador e inclusivo; e conservação da biodiversidade, adoptando medidas para a preservação do ecossistema envolvente.

O Programa Empresas Turismo 360º visa promover práticas responsáveis nos pilares ambiental, social e da governação, assegurando às empresas melhores condições de acesso ao financiamento, optimização da eficiência, e um desempenho financeiro mais sustentável.

Este programa enquadra-se nos eixos estratégicos do Turismo de Portugal que têm como objectivo posicionar o país como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.

O administrador do Dino Parque Lourinhã, Jorge Ferreira, sublinha que esta distinção é o reflexo do trabalho contínuo da equipa: “é sempre com orgulho e enorme sentido de responsabilidade que recebemos estes reconhecimentos”. Este é, segundo Jorge Ferreira, o reconhecimento do trabalho de toda a equipa do Dino Parque não só do ano que reporta, mas de anos anteriores. “O PDL desde o seu início optou por soluções ambientais. Tem sido feito um investimento na área de energias renováveis e utilização de materiais eficientes. No parque são tomadas medidas que contribuem para o aumento da biodiversidade e sustentabilidade do ecossistema em que estamos inseridos. A gestão é pensada de forma que possa haver um contributo para as comunidades e instituições locais”. Prova disso é a cooperação estreita com o GEAL/Museu da Lourinhã, Geoparque do Oeste e Câmara Municipal da Lourinhã, além das freguesias do concelho.

Este reconhecimento reforça o compromisso do Dino Parque Lourinhã “em adoptar práticas sustentáveis no turismo, promovendo um sector mais responsável e inovador em Portugal”, concluiu o comunicado.

Texto: ALVORADA com comunicado da PDL
Fotografia: Direitos Reservados