Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Mau tempo: treze desalojados em habitações municipais danificadas em Miragaia foram realojadas pelo Município da Lourinhã

Lourinha depressaomartinho 2025 cml

Treze pessoas ficaram desalojadas na sequência da depressão 'Martinho' em cinco habitações do Bairro Municipal da Eira, em Miragaia, onde o telhado foi arrancado devido aos ventos fortes por volta das 2h00 da madrugada desta quinta-feira, dia 20. O Serviço Municipal de Protecção Civil da Lourinhã realojou 12 pessoas na Pousada de Juventude da Praia da Areia Branca e a outra optou por ficar em casa de familiares. No local estiveram oito operacionais e cinco veículos dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, Município da Lourinhã e GNR.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município da Lourinhã informa que o vereador responsável pelo pelouro da Protecção Civil, João Serra, esteve durante a manhã no local, em reunião com o empreiteiro que fará a reabilitação do edifício, “prevendo-se que as famílias possam regressar às suas casas no menor espaço de tempo possível”. Está a ser colocada uma cobertura provisória para acautelar os bens das habitações.

O Município da Lourinhã informa ainda que o Serviço Municipal de Protecção Civil registou 14 ocorrências durante a noite de quarta e madrugada quinta-feira, “para as quais foram desencadeadas várias acções em articulação com as Juntas e Uniões de Freguesia, a Guarda Nacional Republicana, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, a ERedes e demais empresas de telecomunicações”. A autarquia mobilizou ainda operacionais nos locais onde foram registadas outras ocorrências, como quedas de árvores, cabos eléctricos e postes, tendo ainda procedido à limpeza das vias rodoviárias, “com vista à reposição da normalidade”.

Portugal continental está desde o fim de quarta-feira sob aviso laranja devido ao vento forte causado pela depressão 'Martinho'. De acordo com informação do IPMA, a depressão tenderá a abrandar, estando agora a dirigir-se para norte e, no período da tarde, voltando ao sul do país, nomeadamente Alentejo e Algarve. O Município da Lourinhã sugere para o efeito a consulta periódica dos avisos meteorológicos na página electrónica do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Já na autoestrada A8, pelas 21h00 de ontem, a queda de várias árvores de grande porte ao quilómetro 58, no sentido Sul-Norte, provocou um acidente rodoviário, que causou um ferido ligeiro. A vítima foi assistida no local, sem ter sido transportada ao hospital, refere a agência Lusa. A A8 esteve interrompida ao trânsito entre as 21h00 e as 22h40. Na ocorrência, estiveram 13 operacionais e seis veículos dos bombeiros, da concessionária Auto-Estradas do Atlântico e da GNR.

O Sub-Comando de Emergência e Protecção Civil do Oeste registou 316 ocorrências desde as 12h00 de quarta-feira, estando a maioria relacionadas com quedas de árvores, de estruturas e de cabos de fornecimento de energia. Esta estrutura regional da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil abrange os concelhos de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Lourinhã, Torres Vedras, Cadaval, Sobral de Monte Agraço, Arruda dos Vinhos e Alenquer.

Texto: ALVORADA com comunicado e fotogragia do Município da Lourinhã e agência Lusa