Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

DIÁSPORA-COVID-19: testemunho de Ema Delgado, da Ventosa, residente no Canadá

emadelgado

Como está a viver a Diáspora da Lourinhã este novo tempo, em que o centro das atenções é a pandemia da Covid-19? O ALVORADA iniciou a partilha de testemunhos de vida dos emigrantes lourinhanenses que se encontram espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Neste tempo difícil que todos atravessamos, com uma pandemia que reduz ao máximo o contacto entre todos, queremos desta forma manter bem vivo o que nos une. Queremos contribuir para que quem esteja longe, fique mais perto de nós, na Lourinhã.

Partilhe e, caso tenha algum familiar e amigo que queira que o contactemos, para aqui deixar o seu testemunho, envie-nos mensagem pelo nosso Facebook ou para o endereço electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Fique em segurança. Cuide de si e dos outros!

Este 46º testemunho é de Ema Paula Neto Delgado, natural do Casal Vale da Cruz, Ventosa, residente em Mississauga, na província do Ontário, no Canadá. Emigrou há 33 anos e é professora de Português no Departamento de Línguas Internacionais na Direcção Escolar Católica de Toronto. Também desempenhou o cargo de Directora Pedagógica e continua a exercer funções docentes na primeira escola do ensino do Português na América do Norte - Escola do First Portuguese Canadian Cultural Centre, em Toronto.

Desde o início da pandemia Covid-19 que estou em confinamento, uma vez que as escolas encerraram na segunda quinzena de Março, o que coincidiu com a semana de férias ‘March Break’. Eu e os meus colegas estamos a fazer o ensino à distância usando várias plataformas, ferramentas e recursos. Estou a usar o Google Classroom. Os meus alunos têm demonstrado interesse e continuam motivados na aprendizagem da língua e cultura portuguesas, apesar deste novo formato ser uma novidade. Eu sinto saudades das aulas presenciais e da interacção com colegas, alunos e encarregados de educação. Temos reuniões na plataforma ZOOM com os directores escolares, coordenação do Ensino do Português no Canadá, Editoras Portuguesas - Porto Editora (Escola Virtual) e Lidel.

Na província do Ontário, algum comércio está a reabrir gradualmente e o acesso aos parques públicos já é permitido mas mantendo sempre as medidas de distanciamento social. Quando é necessário sair de casa o uso de máscara, luvas e gel desinfectante é imprescindível, pois todo o cuidado é pouco. Estamos a combater um inimigo invisível.

O Primeiro-Ministro do Canadá, Justin Trudeau e Doug Ford ‘Premier of Ontario’ têm vindo a fazer um trabalho excelente, assim como o Ministério da Saúde no combate à pandemia da Covid-19, apresentando medidas de contingência, as quais são seguidas pela população.

As minhas férias de Verão (Julho e Agosto) são sempre passadas em Portugal. Devido à situação pela qual todos nós estamos a passar este ano a minha viagem foi cancelada. Neste período de confinamento, apelo a todos os lourinhanenses que continuem a cumprir as regras de distanciamento social e de saúde pública. A união faz a força e chegará o dia em que todos unidos possamos gritar: vivi e venci.

Deixo um abraço virtual a todos os meus familiares e amigos e o desejo de que no Verão de 2021, esse abraço seja sentido e vivido. Vai ficar tudo bem.