Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã recebe 3ª edição do Festival de Banda Desenhada

louribd 24 sm

Entre os dias 17 e 23 de Março, a vila da Lourinhã será palco da terceira edição do LouriBD - Festival de Banda Desenhada, uma parceria entre o Município da Lourinhã e a Editora Escorpião Azul, com o apoio da Antena 1. Tornar a banda desenhada acessível a toda a comunidade é o objectivo desta iniciativa.

O tema ‘As Profundezas’ marca a edição deste ano, “um conceito que explora a profundidade, seja da criação artística, do território, do mar ou do ser humano”, refere a autarquia num comunicado enviado ao ALVORADA.

O festival contará com uma vasta programação de actividades, como exposições, música, performance, oficinas, lançamentos de livros e filmes, sessões de autógrafos, mercado da BD e muito mais. Na mesma nota, a edilidade adianta que este tema versátil abrange diferentes géneros da banda desenhada, desde a ficção científica à aventura ou ao humor, “com obras que explorarão o universo mais físico e geográfico, mas também o emocional e psicológico”.

O evento contará com a presença de diversos autores nacionais de banda desenhada, como Paulo J. Mendes, Hugo Teixeira, Susa Monteiro, Inês Fetchónaz, Xico Santos, Paulo Monteiro e André Diniz, além do autor internacional Miguel Ángel Martin, um dos grandes nomes da banda desenhada espanhola.

Um dos destaques do evento será o lançamento da obra ‘Homem de Neandertal’, da Editora Escorpião Azul, “que promete marcar um importante momento na cena da banda desenhada nacional”, afirma o município.

Outro destaque vai para a estreia do filme ‘O Velho e a Espada’ do realizador Fábio Powers, assim como exposições de pranchas originais com obras de diversos autores portugueses, além de uma exposição especial com marionetas da companhia de teatro ‘A Bolha’.

A 3ª edição do Festival de Banda Desenhada da Lourinhã decorrerá no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, na Casa Nobre e na Biblioteca Municipal da Lourinhã. A entrada é livre.

Texto: ALVORADA com comunicado da CML
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)