Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Pavilhão Polidesportivo Municipal recebe este sábado Gala das Distinções pelo Desenvolvimento da ADL

logoadl

São já conhecidos os nomeados das nove categorias para a 16ª Gala das Distinções pelo Desenvolvimento da ADL - Associação de Desenvolvimento Local da Lourinhã, que está agendada para este sábado, dia 22, pelas 21h00, no Pavilhão Polidesportivo Municipal. Neste espectáculo são promovidas empresas, instituições e pessoas do nosso concelho, que durante o ano de 2024, se destacaram pelo seu desempenho excepcional em várias categorias. No decorrer da gala, os nove parceiros serão responsáveis pela votação que determinará o vencedor em cada categoria. A votação será feita por voto secreto após a apresentação de cada uma durante a Gala das Distinções.

Os prémios Carreira (distinguir uma personalidade natural ou residente no concelho da Lourinhã que ao longo da sua vida tenha desempenhado um papel activo e relevante na comunidade), Acontecimento do Ano (distinguir um acontecimento de importância municipal), e Personalidade do Ano (distinguir uma personalidade natural ou residente no concelho da Lourinhã que se tenha destacado profissionalmente a nível local, nacional ou internacional) serão anunciados pela ADL durante o espectáculo.
Os nomeados para esta edição são os seguintes:

Ambiente e sustentabilidade (distinguir instituições ou empresas do concelho da Lourinhã com um desempenho e/ou consciencialização ambiental relevante): Lourambi pela campanha de sensibilização ambiental ‘Sebastião és um porco’ que gerou uma dinâmica e interacção digital, através de QRCode, com a comunidade e visitantes, reflectindo assim a sua criatividade e a capacidade abrangente de diversidade de público. Este projecto foi organizado em parceria com várias entidades e incluiu sinaléctica, caça às beatas com atribuição de recompensas, troca de café por beatas, workshops de eco cinzeiros e limpezas de praia. Como consequência, ganhou o primeiro lugar do concurso nacional de práticas sustentáveis ‘Amar a Praia’ promovido pela Associação Bandeira Azul; Simples & Frescas Lda pelos dois projectos em sustentabilidade: as coberturas de solo biodegradáveis e a construção de uma charca. A primeira reduz o impacto ambiental ao minimizar a evapotranspiração economizando a água de regadio e também, uma vez que é composta por amido de milho e outros componentes naturais, poupa o meio ambiente, pois não deixa resíduos no solo. A charca, com capacidade de cerca de 1.000 metros cúbicos para armazenar água da chuva captada dos telhados das coberturas, permite o regadio eficiente de uma área de 2.000/3.000 m2 dedicada ao cultivo de abóbora butternut, reforçando o compromisso com a gestão sustentável dos recursos hídricos e com práticas agrícolas responsáveis; Suhita Osório Peters pela implementação da primeira floresta comunitária do concelho da Lourinhã no Casal Frade. Num terreno pertencente à família Gomes e com o apoio da Biofrade, este projecto foi desenvolvido durante o ano de 2024 em parceria com várias entidades locais e vizinhas, bem como um grupo de voluntários que, no dia 7 de Dezembro, plantou naquele espaço uma mini-floresta de espécies autóctones sob a metodologia Miyawaki. A Floresta Comunitária do Casal Frade é uma bolsa de biodiversidade que pretende contribuir para reduzir o aquecimento global e preservar a flora, a fauna e a qualidade do solo para as gerações futuras.

Associativismo e Voluntariado (distinguir associações do concelho da Lourinhã com capacidade de mobilização dos seus associados e com actividades relevantes na comunidade): Associação Vítor Baptista pela iniciativa denominada ‘Milha da Cegonha’ que teve lugar a 20 de Outubro de 2024, prova gratuita e aberta ao público em geral, certificada com medição oficial pela Federação Portuguesa de Atletismo e integrada no Circuito de Milhas Urbanas da Associação de Atletismo de Lisboa. Esta primeira edição realizada na Lourinhã contou com cerca de 250 participantes. Mobilizou um grande número de voluntários, simpatizantes com a associação, pais de atletas e alunos da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado, o que em muito contribuiu para o sucesso da iniciativa; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã pela estreia do heliporto com a aterragem de helicóptero da Força Aérea Portuguesa, a 19 de Fevereiro de 2024, após a sua certificação pela Autoridade Nacional de Aviação Civil, através da qual foi permitido dar início a várias operações aéreas como o período crítico dos incêndios florestais ao serviço da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, onde esteve em permanência um helicóptero com uma equipa composta por 16 profissionais diariamente e também se assegurou a operação de um helicóptero destinado à manutenção das linhas de média tensão, essencial para garantir o bom funcionamento e a segurança das infraestruturas eléctricas; Valter Santos pela participação na exposição alusiva ao Dia da Marinha, realizada em Aveiro entre os dias 4 e 19 de Maio de 2024, com a sua réplica comemorativa do hidroavião Fairey IIID ‘Santa Cruz’, de 14 metros de envergadura. Este lourinhanense apaixonado por aviação destacou-se pelo seu voluntarismo e dinamismo. Por iniciativa própria, compartilhou com o público a construção da réplica da aeronave que realizou a primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul efetuada por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, contribuindo para a preservação e a perpetuação da história da aviação nacional para as gerações futuras.

Desporto (distinguir personalidades residentes ou naturais do concelho da Lourinhã que tenham demonstrado um desempenho extraordinário em provas desportivas, ou instituições com acções relevantes na promoção do desporto): José dos Santos, o atleta, de 76 anos, do Sporting Clube Lourinhanense participou no Campeonato Nacional de Veteranos de 5000 metros em pista, onde conquistou o título de vice-Campeão Nacional de Atletismo nos 5000 metros de pista ao ar livre, em Setembro de 2024, no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, no Seixal. Foi também, entre outros títulos, campeão do distrito de Lisboa de 5000 metros estrada e campeão do circuito municipal de atletismo no seu escalão; Junta de Freguesia do Reguengo Grande pela iniciativa da criação da equipa de Walking Football em Abril de 2024. Esta modalidade incentiva a prática desportiva para a população com mais de 50 anos e promove integração, convívio e uma vida mais activa. A conquista do prestigiado Prémio Quinas de Ouro 2024, atribuído pela Federação Portuguesa de Futebol, é também um reconhecimento do sucesso desta equipa; Constança Santos com apenas 11 anos, a atleta lourinhanense sagrou-se, em Abril de 2024, campeã nacional de ginástica ao serviço do Sporting Clube de Portugal no Campeonato Nacional da I Divisão de Ginástica Acrobática, onde conquistou o título nacional na categoria de pares femininos júnior e o título colectivo por equipas. Participou também no Dinamic Internacional Acro Cup 2024, em Valência - Espanha, onde, em Pares Femininos Juniores, alcançou o 1º lugar. Nos apuramentos para a Competição Mundial por Grupos de Idade, obteve o 1º lugar em ambas as provas e apurou-se para a representação nacional na Competição Mundial por Grupos de Idade, que teve lugar em Guimarães, de 9 a 15 de Setembro de 2024, onde ficou em 8º lugar entre 27 pares participantes.

Educação (distinguir instituições, personalidades ou projectos educativos do concelho da Lourinhã, que tenham demonstrado um desempenho extraordinário em matéria de educação): Marcelo Fernandes pela tese de doutoramento ‘Deglaciation chronology and post-glacial environment evolution of the Upper Garonne valley (Central Pyrenees)’, que foi a vencedora da primeira edição do prémio António de Brum Ferreira. Trata-se de uma iniciativa da Associação Portuguesa de Geomorfólogos, que tem por objectivo promover e estimular trabalhos de investigação de excelência em Geomorfologia. A tese foi ainda vencedora do prémio nacional Orlando Ribeiro, atribuída pela Associação Portuguesa de Geógrafos; Assembleia Municipal da Lourinhã pela implementação do projecto ‘Assembleia Municipal Jovem da Lourinhã’ que tem como objectivo claro envolver os jovens na participação política do concelho, fomentando o interesse por políticas públicas, incentivando-os a exercer uma cidadania mais activa, responsável e consciente; Patrícia Cardoso pelo projecto de intervenção socioeducativa intitulado ‘Vamos brincar lá fora. Reabilitar e dinamizar o pátio escolar, como forma de meditação intercultural’, implementado no Jardim de Infância da Marteleira da Casa do Povo da Lourinhã. O projecto desenvolveu-se em torno da requalificação da cozinha de lama já existente e na criação de novas áreas de brincadeira, tais como uma parede musical, uma parede com percursos de água, uma caixa de areia, um arco e uma cortina sensoriais e uma mesa, bancos e’ pufs’, e contou com a participação e envolvimento da equipa pedagógica, das crianças e dos encarregados de educação e a colaboração de algumas empresas locais na cedência de materiais.

Empreendedorismo e Inovação (distinguir empresas sediadas no concelho da Lourinhã que tenham demonstrado capacidade empreendedora e/ou desenvolvido uma atitude inovadora): Adega D’Arrocha pelo empreendedorismo na criação de um espaço comercial para visitas, provas, degustações e eventos. A empresa que se tem vindo a destacar pela sua excelência na produção de vinhos, onde já arrecadou vários prémios, inaugurou no passado dia 20 de Maio de 2024 este novo espaço que se destaca pela aposta em Enoturismo com várias experiências que os visitantes podem usufruir; PDL - Parque dos Dinossauros da Lourinhã pela construção de um novo edifício para receber a nova exposição permanente ‘Brickopolis’, inaugurada a 14 de Maio de 2024. Nesta exposição imersiva composta por peças de Lego, os visitantes encontram três zonas distintas com colecções temáticas, réplicas de monumentos e veículos, que evocam a infância dos adultos e o mundo de fantasia e criatividade dos mais pequenos. Existe ainda uma zona ondes os visitantes podem criar fantásticas construções em Lego e assistir a ‘workshops’; Adega Cooperativa da Lourinhã e Geoparque Oeste pelo lançamento da Aguardente Vínica DOC Lourinhã Extra Old envelhecida em barril de castanheiro. Esta é a primeira Aguardente Vínica no mundo envelhecida em madeira de castanheiro e este projecto inovador une tradição, sustentabilidade e empreendedorismo, sendo que a cuidadosa escolha da madeira e o design da garrafa reflectem o compromisso com a qualidade e a preservação do território.

A Lourinhã e o Mundo (distinguir lourinhanenses emigrantes com um papel activo nas comunidades de acolhimento): Marta Torres, natural da Marquiteira e a residir em Inglaterra, foi galardoada a 17 de Fevereiro de 2024, no Castelo de Leeds em Kent, no Reino Unido, com o prémio ‘Winner Cookie Artist of the Year 2023’ promovido, a nível mundial, pela revista inglesa ‘D’licious Magazine’; Nilton Terroso, o treinador assistente lourinhanense conquistou na Georgia, a 4 de Julho, o ‘2024 Georgian Super Cup’ ao serviço do clube de futebol FC Torpedo Kutaisi. Nas suas funções é responsável por implementar estratégias de treino e modelos de recuperação que garantam a melhor performance atlética e menor risco de lesões; André Reis pela participação no Euro 2024 ao serviço da equipa da Selecção Portuguesa de Futebol, integrando a equipa técnica enquanto Analista de Jogo. Natural da Atalaia, com 26 anos, André contribuiu para a qualificação para os quartos-de-final, ficando assim a selecção portuguesa entre as oito melhores da Europa.

Música, Artes e Cultura (distinguir personalidades ou instituições do concelho da Lourinhã que tenham demonstrado um desempenho relevante em música, animação, entretenimento ou artes): AMAL - Associação Musical Artística Lourinhanense pelo primeiro trabalho discográfico ‘145 anos de música’ apresentado a 12 de Maio de 2024 durante um concerto no auditório da AMAL. Este projecto gravado pela editora musical ‘Grafonola’ é composto por seis faixas e visa celebrar os 145 anos da Banda da Lourinhã; Catarina Paulo Guerra pelo lançamento do seu primeiro livro intitulado ‘O cão que eu via de longe’ e cuja apresentação decorreu na Biblioteca Municipal da Lourinhã no passado dia 26 de Outubro de 2024. Com este conto, a autora e ilustradora pretende salientar emoções como o amor, a empatia e a amizade através do cão Fred que representa todos os animais que não estão em liberdade; Rafael Malvar pelo reconhecimento e publicação de um artigo na revista internacional FUJILOVE Magazine em Março de 2024 e pela publicação de várias fotografias suas na prestigiada plataforma PhotoVogue. É fotógrafo ‘freelancer’, com foco no registo documental e retrato, captando momentos autênticos com sensibilidade e emoção, transformando cada imagem numa expressão artística.

Terra e Mar (distinguir pessoas ou empresas com carreiras, actividades ou projectos novos na área da Agricultura e da Pesca): Antunes - Pesca Marítima Unipessoal Lda pelo investimento numa nova embarcação denominada ‘RAJA’, um barco de pesca costeira com cerca de 11 metros que aumenta significativamente a capacidade operacional da empresa. André, um jovem ribamarense de 32 anos, lidera uma tripulação composta por membros da sua família e dedica-se à pesca artesanal na zona da Berlenga e Farilhões, utilizando covos para a captura de peixe, polvo e marisco, mantendo vivas as tradições locais e promovendo práticas sustentáveis; Pé da Planta pelo investimento realizado em 2024 na expansão da área de viveiro com a ampliação da área de estufas para 8000m2, criando assim um espaço protegido com tela anti granizo, o que permite um melhor desenvolvimento das jovens plantas num ambiente muito similar ao ar livre. A produção inclui abóboras, couves e tomate indústria, entre outros, cuja rega é alimentada através da recolha de águas pluviais que colectam para as suas charcas, as quais aumentaram a capacidade para 14.000m3. No seguimento duma aposta em sustentabilidade, foi introduzida a reutilização de tabuleiros de plantação, em que enviam os antigos para serem reciclados e transformados em novos; Agro-Sucesso, em 2024 este jovem empresário João Lourenço expandiu a sua área de produção para 90 hectares, aumentou a sua capacidade de plantação de abóbora, brócolo bimi e hortícolas. Modernizou e automatizou todo o sistema de rega em cerca de 70% da área produtiva, melhorando dessa forma a gestão de recursos hídricos.

Turismo (distinguir personalidades, instituições ou empresas do concelho da Lourinhã com um desempenho relevante na promoção do turismo local): Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro pelo tema em foco na edição de 2024 ‘A Mulher na Época Napoleónica’, abordando o papel da mulher, tantas vezes esquecido ou omitido. Muitas foram as personagens femininas que se destacaram pela sua labuta, coragem e intrepidez nos distintos cenários da época. Na sua 8ª edição registou mais de 15.000 visitantes, juntou o maior número de recriadores, cerca de 300 entre militares e civis, provenientes de Portugal, Espanha, França e Inglaterra, num total de 22 grupos de recriação histórica. O evento Batalha do Vimeiro 1808 é uma organização conjunta do Município da Lourinhã, da Junta de Freguesia do Vimeiro e da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro; Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã pela inauguração do Espaço Museológico em 23 de Julho de 2024 com o objectivo de preservar o seu espólio de obras de arte, arte sacra e acervo documental da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, das quais se destacam duas telas atribuídas ao Mestre da Lourinhã, quatro tábuas de Lourenço de Salzedo, autor do altar-mor da igreja do Mosteiro dos Jerónimos, um conjunto de bandeiras da Misericórdia dos séculos XVI ao XVIII e obras de autores locais. A aposta na reconstrução e remodelação da Capela da Igreja da Misericórdia e edifício adjacente para albergar esta herança cultural e histórica, prima pelo seu bom gosto na escolha de materiais que abraçam a idoneidade original do edifício aliada à vivência contemporânea do museu; Município da Lourinhã pelo projecto ‘Coastal Memory Fort’, cofinanciado pelo EEA Grants, no âmbito do Programa Cultura, oficialmente inaugurado a 13 de Novembro de 2024. O projecto teve como principal objectivo a revitalização e salvaguarda do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo, utilizando técnicas e materiais de construção que preservam a identidade do edifício. A transformação do Forte em ‘Forte de Memórias’ reforça a identidade da comunidade e a recuperação dos saberes tradicionais. A iniciativa pretende aumentar o número de visitantes, diversificar públicos e criar oportunidades e serviços, gerando emprego e valorizando o território através da articulação com outros produtos turísticos concelhios.

Texto: ALVORADA