Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Forte de Paimogo recebeu visita no âmbito de workshop sobre salvaguarda do património arqueológico

visita forte paimogo fev 25 dr

20 participantes do workshop Portugal - Noruega ‘A Salvaguarda do Património Arqueológico Costeiro em Risco’ visitaram o Forte de Paimogo na manhã desta quinta-feira, numa iniciativa do Fundo de Relações Bilaterais do mecanismo financeiro EEA Grants, para promover a troca de experiências entre especialistas dos dois países.

Segundo refere o Município da Lourinhã num comunicado enviado ao ALVORADA, o Forte de Paimogo foi um dos locais escolhidos para a visita de campo, onde participaram as equipas do Património Cultural, IP e Riksantikvaren - Directorate for Cultural Heritage. “Esta acção teve como principais propósitos sensibilizar os vários agentes para a fragilidade do património arqueológico costeiro, entendido como um recurso ambiental, único, finito, facilmente destrutível e não renovável”, pode ler-se no comunicado.

O município providenciou, em colaboração com a Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação, uma aguardente de honra aos participantes na visita, “promovendo assim os produtos locais junto de outros actores”, adianta a edilidade.

O workshop e a visita de campo constituíram também “uma oportunidade para discutir os termos de referência dos instrumentos de gestão territorial e de avaliação de impacto ambiental”, assim como os princípios orientadores que visam a sustentabilidade do património cultural em zonas costeiras.

Texto: ALVORADA com comunicado da CML
Fotografia: Direitos Reservados