Forte de Paimogo recebeu visita no âmbito de workshop sobre salvaguarda do património arqueológico
- Categoria: Lourinhã
- 21/02/2025 11:14
20 participantes do workshop Portugal - Noruega ‘A Salvaguarda do Património Arqueológico Costeiro em Risco’ visitaram o Forte de Paimogo na manhã desta quinta-feira, numa iniciativa do Fundo de Relações Bilaterais do mecanismo financeiro EEA Grants, para promover a troca de experiências entre especialistas dos dois países.
Segundo refere o Município da Lourinhã num comunicado enviado ao ALVORADA, o Forte de Paimogo foi um dos locais escolhidos para a visita de campo, onde participaram as equipas do Património Cultural, IP e Riksantikvaren - Directorate for Cultural Heritage. “Esta acção teve como principais propósitos sensibilizar os vários agentes para a fragilidade do património arqueológico costeiro, entendido como um recurso ambiental, único, finito, facilmente destrutível e não renovável”, pode ler-se no comunicado.
O município providenciou, em colaboração com a Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação, uma aguardente de honra aos participantes na visita, “promovendo assim os produtos locais junto de outros actores”, adianta a edilidade.
O workshop e a visita de campo constituíram também “uma oportunidade para discutir os termos de referência dos instrumentos de gestão territorial e de avaliação de impacto ambiental”, assim como os princípios orientadores que visam a sustentabilidade do património cultural em zonas costeiras.