Câmara da Lourinhã aprovou empréstimos bancários de 4,7 milhões para cofinanciar várias obras
- Categoria: Lourinhã
- 17/02/2025 16:23
A Câmara Municipal da Lourinhã aprovou esta segunda-feira contrair um conjunto de empréstimos bancários, num total de 4.733.000 euros, para cofinanciar uma série de projectos. A decisão foi tomada por unanimidade na reunião extraordinária realizada esta manhã, à porta fechada, tendo os pontos da ordem de trabalhos transitados da sessão promovida na semana passada.
O pedido mais elevado do conjunto de créditos aprovados hoje é destinado à ampliação do Cemitério da Lourinhã, para a primeira fase da construção da Casa Mortuária, até ao montante de 1.653.000 euros, a pagar até 20 anos. Segue-se a comparticipação municipal na Estratégia Local de Habitação para a recuperação dos bairros sociais da Moita dos Ferreiros e da Areia Branca, que poderá atingir 953 mil euros, com crédito a pagar até 30 anos. O processo de construção da famosa Rotunda do Zé Branco (EN8-2/EM561 - estrada nacional com cruzamento Marteleira/Vimeiro) deverá finalmente avançar, com a contratação de um empréstimo de investimento - a pagar em 20 anos - até ao montante de 835 mil euros. Outro pedido de empréstimo - a pagar até 20 anos - abrange a reabilitação da Estrada Municipal 561 entre Vale Vite e Toledo até ao montante de 628 mil euros. Os outros dois pedidos de empréstimo aprovados, um até 434 mil euros e outro de 230 mil euros - a pagar em 20 e 10 anos, respectivamente - destinam-se à comparticipação nacional dos projectos incluídos na ITI CIM - Instrumento Territorial Integrado e integrados no programa operacional 'Centro 2020', através da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, os quais não foram ainda revelados pela edilidade.
Vai agora desencadear-se a consulta ao mercado e, após a recepção das propostas, as mesmas serão remetidas ao executivo para deliberação e, então, as decisões serão comunicadas à Assembleia Municipal para aprovação.