Câmara da Lourinhã doa terrenos à Associação JAVA para ampliação de infraestruturas
- Categoria: Lourinhã
- 29/11/2024 17:41
Decorrente da deliberação tomada na reunião de Câmara, de 24 de Julho de 2024, a Câmara Municipal da Lourinhã celebrou, no passado dia 26, uma escritura de doacção de três prédios rústicos à Associação Projecto J.A.V.A - Jovens, Animais, Vida e Ambiente, destinados à ampliação da sede da associação e infraestruturas de apoio.
Num comunicado enviado esta tarde ao ALVORADA, a autarquia explica que os prédios rústicos, que eram propriedade da Câmara Municipal da Lourinhã, situam-se na União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia, sendo, um deles, actualmente ocupado pelas instalações da associação e, os outros dois, contíguos.
Esta doacção "tem em consideração que a J.A.V.A, a nível local, tem desenvolvido um trabalho de reconhecido mérito na defesa, recolha e promoção da adopção de animais em situação de risco", repercutindo-se, também, "na saúde pública", tendo "como resultado sanitário primordial a vigilância de zoonoses graves" , adianta a edilidade.
Assim, "considera-se as suas actividades como de relevante interesse público municipal", uma vez que, actualmente, a Câmara de Lourinhã não possui nem mantém instalações destinadas ao alojamento temporário de animais de companhia, designadamente canis e gatis ou centros de recolha.
Na mesma nota, a autarquia refere que essa relevância tem também sido distinguida pela câmara municipal ao longo dos anos, nomeadamente através do estabelecimento de protocolos de apoio financeiro, que permitem a compra de alimentação para os animais, a prestação de serviços veterinários e a construção de boxes e outras infraestruturas. Em colaboração com a União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia, foram ainda melhorados os acessos viários às instalações.