Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourambi vence concurso nacional sobre boas práticas ambientais com campanha de sensibilização na Praia da Areia Branca

campanha lourambi sebastiao dr

A Lourambi - Associação para a Defesa do Ambiente do Concelho da Lourinhã venceu o desafio AMAR A PRAIA - Concurso de Práticas Sustentáveis, promovido pela quarta vez pelo Programa Bandeira Azul da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, com o projecto ‘Sebastião és um porco!’, na Praia da Areia Branca, que visou sensibilizar os banhistas fumadores para não deitar as beatas dos cigarros para o chão. O concurso atribuiu um compactador de latas e peneira de areal.

Foram várias as placas colocadas ao longo do passeio do mar e na Alameda do Golfinho (arriba do Casal dos Patos), que alerta para esta má prática ambiental. Um QRcode remete o utilizador do ‘smartphone’ para a página oficial da Lourambi onde consta informação desta campanha, nomeadamente sobre as consequências ambientais de uma prática que, apesar de proibida por lei, está banalizada na sociedade. Foram associadas a esta campanha várias iniciativas que decorreram na praia com a participação de voluntários da associação, em parceria com as concessionárias e com o apoio da União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia. Este projecto incluiu a atribuição de recompensas, troca de café por beatas, workshops de ecocinzeiros e limpezas de praia. A Lourambi assinalou este feito nas redes sociais, sublinhando que “juntos fazemos o mundo melhor e já ajudámos a trazer para as Praias da Lourinhã”.

Entre os 16 projectos concorrentes e que estiveram a votação neste concurso nacional, concorreram também duas iniciativas oestinas, nomeadamente os projectos ‘EcoPraias’ e ‘Do mar para a vinha - Aproveitamento de algaslimos’, ambos do Município de Torres Vedras, e, do Município das Caldas da Rainha, o projecto ‘O que é da esplanada não voa para a praia’.

Pretendeu-se nesta edição destacar as melhores práticas de municípios e concessionários de praia nas áreas ‘Água’, ‘Resíduos’ e ‘Energia’ e dar voz aos banhistas, que puderam votar no que de melhor se faz nas suas praias, de acordo com a organização.

O júri foi composto por representantes da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, P&G, Agência Portuguesa do Ambiente, Direcção-Geral da Autoridade Marítima, Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, Direcção Regional do Ambiente e Acção Climática e Federação Portuguesa de Concessionários de Praia. Os participantes puderam apresentar as boas práticas a concurso em qualquer formato, através de fotografias ou vídeos acompanhados por uma memória descritiva. Para atribuição dos prémios foram classificados os seguintes aspectos: Divulgação/Comunicação; Inovação/Criatividade; Qualidade da Informação; Avaliação/Impacto.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Lourambi (arquivo)