Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Município da Lourinhã incentiva à leitura com o projecto ‘Biblioteca Fora de Portas’

Biblioteca Municipal

‘Biblioteca Fora de Portas’ é o nome dos mais recente projecto promovido pelo Município da Lourinhã a partir de hoje - Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor - para potenciar a leitura durante este período de isolamento social, decorrente do Estado de Emergência nacional decretado pelas autoridades no âmbito do combate à Covid-19. “Trata-se de um serviço de proximidade, em que a Biblioteca Municipal pretende reinventar-se e readaptar-se, face à situação actual que vivemos, promovendo, durante o período de isolamento social, a proximidade com os leitores e utilizadores, cumprindo assim a sua função cultural, pedagógica e cívica”, justifica a autarquia.

Promover a proximidade dos leitores e utilizadores com a Biblioteca Municipal, neste período em que está de portas fechadas ao público, está agora ao alcance de um ‘clique’ ou de um telefonema, podendo os utentes fazerem a sua reserva de livros ou documentos, indicando através de uma mensagem por correio electrónico ou por telefone, o nome e o autor dos documentos pretendidos. Cada leitor poderá requerer o empréstimo de seis livros e cada empréstimo será efectuado por 30 dias, sendo possível a sua renovação.

O acervo da Biblioteca Municipal da Lourinhã está disponível ‘online’. Para a concretização do pedido, o utente deve indicar o seu número de leitor, “sendo que, nesta fase, estão condicionadas novas admissões de leitores”, refere um comunicado da autarquia enviado ao ALVORADA. O pedido pode ser feito através do endereço electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo número telefónico 261 410 133, no horário das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

A recolha dos documentos só será efectuada após a recepção de uma mensagem enviada para o utente e decorrerá nas instalações da Biblioteca Municipal, às quintas-feiras das 9h30 às 13h00. Aos leitores que se encontrem confinados e que estejam inseridos em grupos de risco, a entrega e a recolha serão efectuadas no domicílio pela edilidade.

A devolução dos livros e documentos deverá ser efectuada na caixa de ‘Entrega de Documentos’, existente na fachada da Biblioteca Municipal ou, em caso do utente pertencer a um grupo de risco, a recolha será feita ao domicílio. Para qualquer esclarecimento adicional, poderá ser contactado este serviço municipal através do endereço electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo número telefónico 261 410 133.

O acervo da Biblioteca Municipal pode ser consultado ‘online’ através do do link http://catalogo.cm-lourinha.pt/Nyron/Library/Catalog/winlib.aspx

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)