Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Orlando Carvalho apresenta formalmente no próximo dia 22 a recandidatura pelo PSD à Câmara Municipal da Lourinhã

orlando carvalho psd sm

Está agendada para o próximo dia 22, sexta-feira, a apresentação da recandidatura do empresário Orlando Carvalho à presidência da Câmara Municipal da Lourinhã nas próximas eleições autárquicas pelo PSD. O local escolhido é o restaurante ‘O Teimoso’, na Marteleira, durante um jantar marcado para as 19h30. Trata-se formalmente do primeiro candidato do nosso concelho a apresentar-se ao acto eleitoral autárquico de 2025.

Tal como o ALVORADA já tinha noticiado, o actual vereador social-democrata, na entrevista publicada no passado dia 6 de Setembro ao nosso jornal, confirmou a sua recandidatura após aprovação, por unanimidade, pela Comissão Política do PSD/Lourinhã. Na altura faltava a ractificação por parte da Comissão Política Distrital do PSD/Área Oeste, o que veio a acontecer após a realização do último congresso nacional do partido. As próximas eleições autárquicas no concelho da Lourinhã vão ficar marcadas pela mudança definitiva de presidente de câmara, uma vez que o actual edil socialista João Duarte Carvalho está legalmente impedido de se recandidatar a um quarto mandato.

Em declarações esta manhã à agência Lusa, Orlando Carvalho explica que “a candidatura de 2021 foi atribulada por problemas internos e não houve tempo para fazer um trabalho efectivo. Os resultados não foram positivos e podiam ter sido melhores se não fossem os atropelos. O grupo uniu-se e está a fazer um trabalho reconhecido pela população e em função disso mostrei a minha disponibilidade para ser o candidato”. Para o actual vereador do PSD, concorrer às eleições autárquicas de 2025 “vai ser um desafio”. “A Lourinhã é um caso atípico porque nenhum partido à excepção do PS ganhou [eleições autárquicas] e o PSD nos últimos anos não fez um trabalho intenso como se fez nos últimos quatro anos”, dentro da câmara e do partido, passando a ser a concelhia da distrital Oeste com mais militantes, defendeu Orlando Carvalho. Além disso, acrescentou, os eleitos sociais-democratas e a concelhia têm vindo a desenvolver o programa ‘Sentir Lourinhã’, percorrendo todas as freguesias do concelho para contactar com as organizações locais. “Hoje estamos melhor preparados, com mais experiência na câmara e melhor conhecimento do concelho do que há quatro anos e temos todas as condições para liderar a câmara municipal”, justificou o social-democrata, salientando que se recandidata tendo como objectivo a “vitória”.

Ainda de acordo com Orlando Carvalho, as prioridades da candidatura “mantêm-se as mesmas de há quatro anos porque nada se concretizou pelo executivo PS”, nomeadamente nas áreas da mobilidade e turismo. “Lourinhã é o único concelho do Oeste sem acesso [directo] a uma autoestrada”, recordou, destacando também os problemas de falta de estacionamento. Por outro lado, a valorização do mar e a necessidade de atrair turistas e investidores para aumentar a oferta de hotéis no concelho serão outras das prioridades, disse.

A candidatura de Orlando Carvalho, de 54 anos, foi aprovada pela comissão política concelhia e pela comissão política distrital, confirmaram à Lusa os presidentes das estruturas, Sérgio Fontes e José Bernardo Nunes, respectivamente. Licenciado em Gestão de Empresas, é empresário e militante do PSD há 30 anos. No partido, actualmente é vice-presidente do PSD/Oeste e foi vice-presidente da comissão política concelhia em 1993, quando os sociais-democratas ficaram a 13 votos de ganhar a câmara ao PS, com João Manuel Delgado a encabeçar a lista municipal.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)