Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Obras de reabilitação do Forte de Paimogo inauguradas dia 13 após empreitada de meio milhão de euros

Forte de Paimogo 2

Está agendada para o próximo dia 13, quarta-feira, a inauguração oficial do projecto 'Coastal Memory Fort' que tem como principal objectivo a revitalização e salvaguarda do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo. Segundo informou o município ao ALVORADA, a sessão está agendada para as 10h00 e poderá na ocasião ver-se ‘in loco’ as obras realizadas “através do uso de técnicas e materiais de construção não-destrutivas da identidade do edifício”.

A reabilitação do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo tem como fim, de acordo com a edilidade, “o investimento em actividades com a comunidade local e escolar e a promoção do turismo sustentável, permitindo criar novas oportunidades e serviços para o desenvolvimento local que, articulados com outros produtos turísticos concelhios, irão valorizar o território e gerar emprego”. A empreitada, adjudicada há um ano com o valor de 428.328,46 euros (mais IVA), teve o prazo contratual de quatro meses e meio concedido à empresa Monumenta - Reabilitação do Edificado e Conservação do Património, Lda.

O projecto 'Coastal Memory Fort' decorre de uma candidatura submetida pela autarquia à linha de financiamento EEA Grants, no âmbito do Programa Cultura, em parceria com quatro parceiros nacionais, nomeadamente, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil, a Cofac - Cooperativa de Formação e Animação Cultural Crl, Universidade Lusófona, o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã e a União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia e, ainda, com duas entidades da Noruega.

Texto: ALVORADA com comunicado da CML
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)