Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Município da Lourinhã planeia medidas para o reinício das aulas

escolasecundarialourinha

A Câmara Municipal da Lourinhã decidiu implementar, ao longo das próximas duas semanas, um conjunto de medidas no âmbito da preparação do retomar das actividades lectivas nas escolas do concelho. Este trabalho será desenvolvido no âmbito da fase de planeamento do regresso às aulas que foi definido por despacho governamental, depois da interrupção lectiva forçada pelo combate à pandemia da Covid-19.

Para o efeito foi realizada uma reunião de trabalho que contou com a participação de responsáveis municipais e da Delegação de Saúde da Lourinhã e Agrupamento de Escolas da Lourinhã. Neste encontro foi abordado um conjunto de medidas que visam a prevenção e protecção da comunidade escolar face ao risco de contágio. Foi definida a sectorização e organização do edifício escolar para receber os alunos, adoptada a ficha de Procedimento de Desinfecção, o Plano de Acção para Docentes e não Docentes, a desinfecção periódica das salas e partes comuns do edifício, a alocação de meios e recursos EPI’s (Equipamento de Protecção Individual); EPC (Equipamento de Protecção Colectiva) e material desinfectante. Ficou também estabelecido o procedimento procedimento de higienização e desinfecção dos transportes escolares, para além do controlo de temperatura dos alunos na entrada e saída do recinto escolar.

Participaram nesta reunião o director da Escola Secundária da Lourinhã, Bruno Santos, a Delegada de Saúde, Helena Andrade, o presidente da Câmara Municipal, João Duarte Carvalho, o vereador com o pelouro da Educação, José Tomé, o vereador com o pelouro do Ambiente, João Serra, e funcionários do município que actuam nas áreas da Segurança, Saúde e Higiene no Trabalho e Protecção Civil. Ficou combinado que será realizada uma reunião sobre a implementação destas medidas no primeiro dia de aulas, data que não foi ainda anunciada pelo Ministério da Educação.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)