Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Festival da Abóbora regressa à Atalaia a partir desta sexta-feira

festivalabobora

Mais uma vez organizado pela UFLA - União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia, o Festival da Abóbora está de regresso para a 9ª edição, a decorrer no Pavilhão Multiusos da Atalaia entre esta sexta-feira e domingo, tendo como objectivo a celebração da cultura deste legume e da horticultura, criando a possibilidade para os produtores locais mostrarem a qualidade da sua capacidade produtiva e as excelentes condições naturais da região. A inauguração ocorrerá às 18h00 com a presença de representes de entidades nacionais e internacionais. Segundo o presidente do executivo da autarquia, “ano após ano temo-nos superado em novidades. Nesta edição, apresentamos uma abóbora de grandes dimensões de produção nacional”. Pedro Margarido revelou também, ao ALVORADA, que este “é um evento familiar contendo uma forte componente solidária, este ano a favor da Delegação da Lourinhã da Cruz Vermelha Portuguesa e da ADAPECIL”.

Ao longo dos três dias, numa área de cerca 1500 m2, haverá exposições permanentes, degustação de gastronomia e doçaria, mostras de artesanato e ‘workshops’, envolvendo sempre a abóbora, bem como animação musical. O certame inicia pelas 15h30 com as Jornadas Técnicas sobre a Agricultura e a Cultura da Abóbora, dinamizadas em parceria com a Louricoop e AIHO - Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, aberta aos produtores, empresários agrícolas e público interessado. 

O certame tem um cartaz de animação diversificado, actuando no dia 25 (sexta-feira) o Grupo Musical ‘Cordas do Mar’, seguido de demonstração das classes de ginástica do Hóquei Clube da Lourinhã, finalizando com a actuação do ‘Baixinho do Fado’. No dia 26 (sábado), o festival terá animação durante a tarde com o acordeonista Nuno Fonseca, seguindo-se a actuação do Rancho Folclórico e Etnográfico do Pinheiro Grande (Chamusca), promovido pelo Rancho Folclórico ‘As Moleirinhas’ do Seixal e, no final da tarde, há animação com o grupo ‘Vira Vadio’. A partir das 20h30 actuará o artista local João Brás e o programa encerra com Augusto Canário & Amigos. No dia 27 (domingo) será apresentada uma torta gigante com doce de abóbora, actividade que é retomada após a pandemia, cujo valor reverte a favor da Delegação da Lourinhã da CVP e da ADAPECIL e, ainda, as actuações do Grupo Cantares de Música Popular de Zambujeira e Serra, fechando com o Rancho Folclórico ‘As Moleirinhas do Seixal’. O programa inclui ainda o VII Concurso Nacional de Doçaria com Abóbora, no dia 25, e o VII Concurso Nacional da Abóbora, no dia 27. Todos os dias haverá animação infantil com pinturas faciais. Os horários deste evento de entradas livres, estão compreendidos entre as 18h00 e as 24h00 na sexta-feira, entre as 11h00 e as 24h00 no sábado e entre as 11h00 e as 19h00 no domingo.

A organização está a promover novamente uma semana gastronómica que antecede o evento, até este domingo, que vai permitir a todos os turistas e visitantes deliciarem-se com várias iguarias preparadas com este ingrediente nos 11 restaurantes aderentes, nomeadamente, Noiva do Mar Resort, Terra à Terra, Tapas & Lambarices, Biofrade - A Loja da Horta, West 23 by Chakall, Restaurante Adega do Careca, Pop’s Steak House, Areal Beach Bistrot by Chakall, Erva Daninha, 100 Pratus e Barracão do Petisco. Estão disponíveis mais informações na página oficial do evento.

Texto: Paulo Ribeiro/ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)