Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ribamarense Marcelo Fernandes galardoado com o prémio António de Brum Ferreira

marcelo fernandes premio 24 dr

A tese de doutoramento ‘Deglaciation chronology and post-glacial environmental evolution of the Upper Garonne valley (Central Pyrenees)’, da autoria do ribamarense Marcelo Fernandes foi a vencedora da primeira edição do prémio António de Brum Ferreira.

Trata-se de uma iniciativa da APGEOM - Associação Portuguesa de Geomorfólogos, que tem por objectivo promover e estimular trabalhos de investigação de excelência em Geomorfologia de investigadores/as, galardoando autores e autoras de teses de doutoramento em Geomorfologia, apresentadas em universidades portuguesas ou estrangeiras, no último caso versando obrigatoriamente sobre um tema da geomorfologia portuguesa.

O prémio é também uma homenagem a António de Brum Ferreira, sócio fundador e primeiro presidente da Associação Portuguesa de Geomorfólogos.

A entrega do prémio aconteceu no passado dia 12 no âmbito do X Congresso Nacional de Geomorfologia, que decorreu em Lisboa entre os passados dias 12 e 15, subordinado ao tema ‘Dinâmicas geomorfológicas no espaço e no tempo’.

Na sua página do Facebook, Marcelo Fernandes agradece publicamente à Associação Portuguesa de Geomorfólogos a atribuição do prémio António de Brum Ferreira “e aos meus orientadores Marc Oliva e Gonçalo Vieira por todo o apoio ao longo de quatro anos”.

O ribamarense foi contemplado com um diploma e um valor monetário de 1500 euros, “desejavelmente para participação numa conferência internacional à sua escolha e/ou publicação dos resultados obtidos numa revista científica em acesso aberto”, refere a Associação Portuguesa de Geomorfólogos.

Texto: ALVORADA com informação da APGEOM
Fotografia: Direitos Reservados