Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Lourinhã: novo ano lectivo 2024/2025 inicia-se entre esta sexta e a próxima segunda-feira no concelho

sala de aulas

Com a chegada do mês de Setembro, os corredores das escolas do concelho da Lourinhã vão voltar a encher-se de vida para o início de mais um ano lectivo.

No Agrupamento de Escolas da Lourinhã o acolhimento dos alunos foi agendado para esta sexta-feira, dia 13. No ano lectivo 2024/2025, o agrupamento conta com 1563 alunos no ensino diurno e com vários inscritos no ensino nocturno. Neste momento estão também aprovadas sete turmas de Português Língua de Acolhimento mas, por falta de professor, apenas cinco turmas iniciam já as aulas. O número de docentes ronda os 200, faltando ainda alguns por colocar.

Já o Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância D. Lourenço Vicente marcou para a próxima segunda-feira, dia 16, o acolhimento aos estudantes. Este ano, o agrupamento conta com 1928 alunos matriculados e 170 docentes, estando ainda três professores por colocar.

A nível nacional cerca de 1,3 milhões de estudantes do 1º ao 12º anos começam, entre hoje e a próxima segunda-feira, as aulas de mais um ano lectivo em que, segundo noticia a agência Lusa, “milhares de alunos” voltam a não ter todos os professores. Tal como tem acontecido nos últimos anos, o regresso volta a ser marcado pela falta de professores em muitas escolas, em especial na área metropolitana de Lisboa, mas também em estabelecimentos de ensino do Alentejo e do Algarve.

Nos primeiros dois dias, vamos ter 80% das escolas abertas e queria agradecer o esforço que os directores fizeram para conseguir, tal como tínhamos desafiado, iniciar as aulas logo nos primeiros dias”, disse à Lusa o ministro da Educação, Ciência e Inovação.

A notícia sobre o novo ano escolar pode ser lida na íntegra na próxima edição impressa e digital do ALVORADA.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)