Município da Lourinhã assinou acordo de cooperação que regula condições de implementação do grupo de trabalho GPS Educativo
- Categoria: Lourinhã
- 05/08/2024 10:39
O Município da Lourinhã assinou, no passado dia 26, um acordo de cooperação com o Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente (AEDLV), a Associação de Amor para a Educação de Cidadãos Inadaptados da Lourinhã (ADAPECIL) e a Casa do Povo do Concelho da Lourinhã. Este documento, que tem por objectivo regular as condições de implementação do grupo de trabalho GPS Educativo, foi assinado no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Em representação da Câmara Municipal da Lourinhã esteve José Tomé, na qualidade de vice-presidente da autarquia, sendo que Cláudia Mesquita Pinto representou a Casa do Povo do Concelho da Lourinhã, Joaquim Correia da Silva, representou o Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente e Florbela Santos, a ADAPECIL. Na sua página da internet, a autarquia refere quem fica por formalizar a assinatura do acordo, também, com o SNIPI - Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, “a acontecer em breve”.
O acordo tem por finalidade regular as condições para a implementação de um grupo de trabalho com a missão de potenciar o desenvolvimento do ecossistema socioeducativo do concelho, de forma colaborativa e coesa, através da mobilização de uma estrutura de trabalho comunitária e transdisciplinar, representativa de várias entidades locais, tendo sido já previamente assinado a 22 de Março de 2023, por outras quatro entidades: Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, Comissão para a Protecção de Crianças e Jovens da Lourinhã, O Petiz - Associação Cultural e Educativo de Apoio à Criança e Agrupamento de Escolas da Lourinhã - AEL.
Foi também em Março do ano passado que o grupo de trabalho foi constituído, tendo sido, desde então, desenvolvidas várias acções, como o diagnóstico e início do projecto de envolvimento parental ‘Crescer Juntos’, reuniões de trabalho mensais fixas para levantamento das necessidades socioeducativas e definição das intervenções prioritárias a desenvolver, reuniões de trabalho extraordinárias de constituição de equipas de projecto para operacionalização das intervenções específicas.
O grupo de trabalho GPS Educativo, através de todas as entidades que o constituem, tem como objectivos “contribuir para o diagnóstico e intervenção socioeducativa local, apresentando respostas efectivas e inovadoras às necessidades educacionais do concelho da Lourinhã”, adianta a edilidade. Outros objectivos passam por promover a qualidade da educação no concelho, estimulando a inovação, a capacitação e a disseminação de boas práticas assim como promover equidade junto de toda a comunidade educativa, através da transversalidade das acções.