Novo percurso pedestre no Vimeiro lançado pelo Município da Lourinhã
- Categoria: Lourinhã
- 26/07/2024 12:34
No âmbito do evento 'Batalha do Vimeiro 1808', o Município da Lourinhã lançou, a 20 de Julho, o percurso 'Batalha do Vimeiro 1808', que decorre no interior da aldeia desta localidade, com 1,8 km, e passa pelos locais mais emblemáticos para a compreensão desta batalha: Monumento Comemorativo do Centenário da Batalha, campo de batalha, Igreja do Vimeiro, Quartel-General de Wellington, Hospital de Campanha e Estátua ao Soldado da Guerra Peninsular.
Com início e término junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, este itinerário foi sinalizado com placas direccionais e interpretativas, no âmbito de uma candidatura à Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Turismo de Portugal, tendo sido feitos rebaixamentos de lancis e a marcação de lugares de estacionamento, reservados a pessoas com mobilidade condicionada.
Decorrente de uma candidatura à operação 10.2.1.6 Renovação de Aldeias , através da Leader Oeste, promovida pelo PDR 2020 e cofinanciada pelo FEADER, Portugal 2020 , “este percurso foi enriquecido com três pinturas murais e vários espaços com estatuária, que representam o acampamento militar da época”, explica a autarquia na sua página da internet. As pinturas murais retratam episódios da batalha, como a história do Gaiteiro Georges Clarke que, apesar de ferido, não deixou de tocar para dar ânimo aos companheiros. Uma segunda pintura consiste numa homenagem à Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, através da representação de um soldado da principal Unidade Militar, recriada pelo Grupo de Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro: o Regimento de Infantaria de Linha Portuguesa nº 19. Uma terceira pintura refere-se à história da assinatura do armistício. O Vimeiro foi a terra onde se travou uma batalha, mas foi também a terra onde se assinaram os primeiros termos do acordo para a suspensão de hostilidades que colocou fim à Primeira Invasão Francesa de Portugal.
A referida candidatura também permitiu colocar uma estrutura de apoio com casa-de-banho acessível, junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, bem como desenvolver um folheto do percurso e criar um guia digital (PWA - Progressive Web App), que confere mais informações ao visitante, através de descrições áudio e de um mapa dos espaços a visitar.
Ainda no âmbito desta operação, foi feita a publicação de um livro de Banda Desenhada, da autoria de Salvador Ferreira. Esta obra apresenta o enquadramento, desenvolvimento e consequências da Batalha do Vimeiro, com uma linguagem simples e acessível, adequada a diferentes idades.
O percurso ‘Batalha do Vimeiro 1808’ encontra-se devidamente homologado e faz parte da oferta de Percursos Pedestres do Município da Lourinhã (PR 3.1). Este percurso articula com o PR3 - Pelos Caminhos da Batalha do Vimeiro, que tem 16,5 km e segue pela Maceira, Fonte Lima, Ventosa, Carrasqueira, Esteveiras. Existe ainda um percurso de dimensão média, com 13 km (PR 3.2 - A Batalha do Vimeiro - Combate de Ventosa e Fonte Lima), em que o caminhante pode optar por um percurso mais curto, quando está na Ventosa, seguindo por Toledo.