Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

‘Batalha do Vimeiro 1808’ teve mais de 15 mil visitantes e regressa entre 18 e 20 de Julho de 2025

Batalha do Vimeiro 2024 1

O evento ‘Batalha do Vimeiro 1808’, que decorreu entre sexta-feira e domingo, tem data marcada para o próximo ano, desenrolando-se entre 18 e 20 de Julho, revelou esta tarde a Câmara Municipal da Lourinhã, estando o tema ainda por decidir. Num comunicado enviado ao ALVORADA, a edilidade informa ainda que o evento deste ano registou a visita de mais de 15 mil pessoas e que o mesmo “foi um sucesso”. Recorde-se que o certame conta com a parceria da Junta de Freguesia do Vimeiro, Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro e Associação Napoleónica Portuguesa.

Ainda segundo a autarquia, esta edição juntou o maior número de recriadores desde o início do evento em 2015, sendo cerca de 300 os militares e civis, provenientes de Portugal, Espanha, França e Inglaterra, num total de 22 grupos de recriação histórica. Recorde-se que o tema desta edição foi ‘A Mulher na Época Napoleónica’, tendo sido realizadas várias actividades temáticas relacionadas com os papéis da mulher na época, bem como sobre moda feminina ‘Estilo Império’ ou cosmética daquele período, tendo sido possível aprender a fazer batom, blush, pó de arroz e creme para pentear o cabelo, de acordo com receitas da época. Os pontos altos foram, como é habitual, o Baile Oitocentista, dinamizado pelo Grupo de Danças Históricas da Batalha do Vimeiro e as recriações históricas da Batalha do Vimeiro, no campo de batalha e junto à Igreja do Vimeiro.

Durante estes dias esteve patente ao público a exposição ‘A Mulher na Época Napoleónica’, no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro e na Biblioteca Municipal da Lourinhã, onde irá manter-se até sexta-feira.

No comunicado, o vice-presidente do executivo José Tomé sublinha “que é um orgulho ver este evento, que está na sua oitava edição, a crescer de uma forma tão sustentada. Este ano foi, sem dúvida, especial pela questão do número de recriadores presentes, mas também devido ao tema escolhido - ‘A Mulher’ - que permite trazer maior igualdade à forma como é abordada a história”.

Texto: ALVORADA com comunicado da CML
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA