Campanha de escavações arqueológicas em São Lourenço dos Francos regressa esta segunda-feira
- Categoria: Lourinhã
- 11/07/2024 17:26
Decorre entre os dias 15 de Julho e 2 de Agosto mais uma campanha de escavações arqueológicas em São Lourenço dos Francos, um projecto interdisciplinar promovido pelo Município da Lourinhã, com o apoio da União das Freguesias de Miragaia e Marteleira. Segundo refere a edilidade na sua página da internet, a campanha deste ano procura “dar continuidade às importantes descobertas efectuadas em 2022 e 2023”. A iniciativa vai contar com a participação de oito alunos de arqueologia, oriundos das Universidades de Coimbra e Porto, com alunos vindos do Brasil, a colaboração especial de técnicos/ arqueólogos da Croácia e de uma parceria com a Universidade de Pula, também na Croácia.
Entre os objectivos da intervenção para este ano, a autarquia lourinhanense destaca o alargamento da área de sondagem para melhor compreender as estruturas arqueológicas de época romana, identificadas em 2023 (muros de casas, área de habitação, provavelmente de carácter agrícola), acrescentar mais dados sobre a funcionalidade específica das estruturas descobertas, recolher amostras de sedimentos e material orgânico para proceder à datação das diversas áreas escavadas pelo método do radiocarbono e dar continuidade aos processos de valorização do sítio, transformando o discurso científico num discurso pedagógico e multimédia, adaptado ao público local e visitantes.
O projecto conta com a colaboração de instituições como o CIDEHUS Universidade de Évora, a EROS Environment Research on Science Consulting, a Universidade de Extremadura, a Universidade de Pula, entre outras instituições.
No decurso da campanha, tem lugar, no próximo dia 23, a oficina de arqueologia: ‘Arqueologia e Humanidades Digitais: vamos aprender a digitalizar e compreender o património cultural’. Esta atividade procura, através de processos e ferramentas simples, ilustrar como se pode abordar o património histórico e arqueológico através das humanidades digitais. Na generalidade vão ser utilizadas ferramentas do quotidiano como smartphones com câmaras, computador e boa disposição para digitalizar alguns elementos do património arqueológico de São Lourenço dos Francos e obter modelos digitais dos mesmos artefactos. Os participantes não terão que vir munidos de computador. A actividade decorre entre as 10h00 e as 12h30 e destina-se a maiores de 12 anos. A participação é gratuita, mas implica inscrição através do seguinte link https://tinyurl.com/3v7d7t5r.