Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Centro de Saúde da Lourinhã recebeu duas viaturas eléctricas financiadas pelo PRR

carros eletricos uls oeste 2024 1

O Centro de Saúde da Lourinhã recebeu duas viaturas eléctricas entregues pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, no âmbito da candidatura ‘Cuidados de Saúde Primários com mais respostas’ ao PRR - Plano de Recuperação e Resiliência. Segundo explicou ao ALVORADA o vice-presidente José Tomé, que representou a edilidade na entrega formal das viaturas, esta entrega estava prevista no âmbito da transferência de competências acertadas com o Ministério da Saúde e juntam-se às outras duas viaturas que se encontram ao serviço do Centro de Saúde da Lourinhã. De acordo com a autarquia, a utilização dos dois novos automóveis terá como objectivo proporcionar qualidade assistencial, quer a profissionais, quer à população que depende de cuidados de saúde e apoio social, em contexto domiciliário. Na ocasião, para além do Município da Lourinhã, também receberam novas viaturas as edilidades do Cadaval e de Peniche.

Entretanto, a Unidade Local de Saúde do Oeste já recebeu 12 das 18 viaturas eléctricas da ARSLVT, também no âmbito desta candidatura. Em resposta a um pedido de informação do ALVORADA, o conselho de administração da ULS do Oeste refere que aguarda a recepção das restantes seis viaturas ligeiras, também eléctricas e com capacidade para seis passageiros. Nas suas redes sociais, a instituição explica que os automóveis são destinados à prestação dos cuidados de saúde primários da sua área de influência. “Estas viaturas foram entregues aos municípios que subscreveram a transferência de competências para os órgãos municipais no domínio da saúde, para o fim enunciado, bem como à Unidade Local de Saúde do Oeste no caso dos municípios não subscritores da transferência de competências”, como é o caso das Caldas da Rainha, sem avançar mais informações.

Recorde-se que a ULS do Oeste agrega numa única entidade, desde 1 de Janeiro, o Centro Hospitalar do Oeste (CHO), o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, abrangendo assim os concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche (ACES Oeste Norte), Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço (ACES Oeste Sul).

Na segunda-feira o grupo Stellantis entregou em Mangualde ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) 719 veículos eléctricos a bateria - Peugeot e-Rifter e Citroën ë-Berlingo - destinados ao apoio domiciliário em todo o país, assim como 600 postos eléctricos de carregamento, para que possam imediatamente ser carregados no ponto de utilização.

Segundo adiantou à agência Lusa o gabinete da ministra da Saúde, os 719 veículos resultam do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a “modernização e crescimento sustentável” para “apoio à prestação de cuidados de saúde primários”. Segundo informação do Ministério da Saúde, “foram comunicadas pelas entidades abrangidas pelo PRR, as suas necessidades, num quadro de aproveitamento dos fundos destinados aos investimentos de modernização da frota dessas entidades”. Assim, vão 120 veículos para a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, 15 para a ARS do Alentejo, 81 para a ARS do Algarve, 117 para a ARS do Centro e 350 para a ARS do Norte. Os restantes são distribuídos pelas Unidades Locais de Saúde (ULS) da Guarda, Castelo Branco, Matosinhos, Alto Minho, Baixo Alentejo, Litoral Alentejano, Nordeste e ULS do Norte Alentejano.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados