Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Monumentos históricos da Lourinhã abertos ao público

Igreja do Castelo

Numa organização da UFLA - União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia e do CEHL - Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, estão abertos ao público a partir deste sábado os cinco monumentos religiosos de elevada relevância histórica da vila lourinhanense.

Até dia 14 de Setembro, de terça a sexta-feira, decorrem visitas guiadas, gratuitas, por voluntários do CEHL com formação em história e conhecimentos sobre o património, que se disponibilizaram para acompanhar os visitantes, partilhando com estes as informações históricas, arquitectónicas e lendas das Igrejas de Santa Maria do Castelo e do Convento de Santo António, ambas classificadas como Monumentos Nacionais, bem como das Igrejas da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, de Nossa Senhora dos Anjos e de São Sebastião.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a UFLA explica que esta actividade tem como objectivo dar a conhecer à comunidade o património histórico da vila da Lourinhã durante o período de Verão, “o mais procurado por turistas/emigrantes, sendo que geralmente noutros períodos só abrem as portas em eventos religiosos”.

Ainda inserido nesta iniciativa, os elementos do CEHL mantém a Igreja de Santa Maria do Castelo aberta ao público, gratuitamente, em dois dias às quartas-feiras e sábados das 9h30 às 12h30. Durante as edições anteriores, mais de 1300 pessoas, na sua maioria famílias, tiveram a oportunidade de conhecer estes monumentos.

Para Pedro Margarido, presidente do executivo da UFLA, refere ser “uma pena que grande parte do ano este património esteja fechado ao público. As pessoas quando visitam um lugar gostam de conhecer os monumentos, até por enriquecimento cultural”. O autarca afirmou ser “uma mais-valia podermos contar com a parceria do Centro de Estudos Históricos porque são pessoas que se dedicam a estudar estes monumentos e a nossa história”.

Pedro Margarido referiu ainda que a divulgação da cultura e a defesa das tradições é uma aposta do exectivo. “Neste âmbito já realizámos este ano o Fórum do Turismo e o Fórum do Património Imaterial, duas iniciativas inéditas na Lourinhã”, concluiu.

Esta actividade conta com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã, do Geoparque Oeste com chancela da UNESCO, da Paróquia de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã, da Santa Casa da Misericórdia da Lourinhã, da Confraria de Nossa Senhora dos Anjos e da Mordomia de São Sebastião da Lourinhã.

As informações para os interessados e participantes estão disponíveis nos postos de turismo da Lourinhã e da Praia da Areia Branca e ainda na União das Freguesias da Lourinhã e Atalaia.

Texto: ALVORADA com comunicado da UFLA
Texto: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)