Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Helicóptero de combate a incêndios no Oeste em prontidão desde este sábado no heliporto dos Bombeiros da Lourinhã

helicoptero lourinha incendios 2024

Entrou em prontidão este sábado um helicóptero bombardeiro ligeiro no heliporto dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, que integra o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais - DECIR 2024. Este meio aéreo é o único da região Oeste e é a primeira vez que é colocado no heliporto lourinhanense, que recentemente recebeu a certificação oficial para funcionar durante o período diurno. O aparelho foi contratado pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) para prestar socorro num raio de 40 km, podendo esta distância ser alargada, em caso de necessidade.

De acordo com a Directiva Operacional Nacional Nº 2 do DECIR, este meio aéreo de combate a incêndios, um helicóptero Ecureuil B2, vai permanecer operacional na Lourinhã até 15 de Outubro, cumprindo assim os níveis de prontidão Charlie e Delta.

O Município da Lourinhã, que também intervém no DECIR através da disponibilização de uma máquina de rasto em caso de necessidade, informou que para a operacionalização deste meio aéreo, a ANEPC destacou, para estarem em permanência na Associação Humanitária dos Bombeiros da Lourinhã, um piloto, um mecânico, três elementos de brigada e um operador de Centro de Meios Aéreos. Já a GNR colocou seis militares da UEPS - Unidade de Emergência de Protecção e Socorro ao serviço deste meio aéreo.

A notícia pode ser lida na íntegra na próxima edição impressa e digital do ALVORADA.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CML