Helicóptero de combate a incêndios no Oeste em prontidão desde este sábado no heliporto dos Bombeiros da Lourinhã
- Categoria: Lourinhã
- 01/06/2024 22:49
Entrou em prontidão este sábado um helicóptero bombardeiro ligeiro no heliporto dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, que integra o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais - DECIR 2024. Este meio aéreo é o único da região Oeste e é a primeira vez que é colocado no heliporto lourinhanense, que recentemente recebeu a certificação oficial para funcionar durante o período diurno. O aparelho foi contratado pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) para prestar socorro num raio de 40 km, podendo esta distância ser alargada, em caso de necessidade.
De acordo com a Directiva Operacional Nacional Nº 2 do DECIR, este meio aéreo de combate a incêndios, um helicóptero Ecureuil B2, vai permanecer operacional na Lourinhã até 15 de Outubro, cumprindo assim os níveis de prontidão Charlie e Delta.
O Município da Lourinhã, que também intervém no DECIR através da disponibilização de uma máquina de rasto em caso de necessidade, informou que para a operacionalização deste meio aéreo, a ANEPC destacou, para estarem em permanência na Associação Humanitária dos Bombeiros da Lourinhã, um piloto, um mecânico, três elementos de brigada e um operador de Centro de Meios Aéreos. Já a GNR colocou seis militares da UEPS - Unidade de Emergência de Protecção e Socorro ao serviço deste meio aéreo.
A notícia pode ser lida na íntegra na próxima edição impressa e digital do ALVORADA.