Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Câmara Municipal cria novos Centros de Acolhimento na Lourinhã e em São Bartolomeu

Centro de Acolhimento HCL

A Câmara Municipal da Lourinhã decidiu criar, esta quarta-feira, mais dois Centros de Acolhimentos de Doentes Não Urgentes, no âmbito da situação epidemiológica do vírus Covid-19: na Lourinhã e em São Bartolomeu dos Galegos. O Pavilhão José António dos Santos do Hóquei Clube da Lourinhã tem disponíveis 30 colchões com cobertores e a sede da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de São Bartolomeu dos Galegos dispõe de 12 colchões com cobertores. Nesta operação contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã.

São já 117 camas disponibilizadas no nosso concelho, na sequência da activação do Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil. Os dois centros hoje disponibilizados juntam-se a outros dois locais criados esta semana: o pavilhão desportivo da Associação Cultural e Recreativa de Pregança (30 colchões com cobertores) e a Casa do Oeste em Ribamar, da Fundação João XXIII (45 camas com cobertores). Estes espaços poderão ser utilizados por indicação da Autoridade de Saúde para receber doentes em regime de quarentena do novo coronavírus.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a Câmara Municipal da Lourinhã sublinha que estes Centros de Acolhimento foram criados em parceria com diversos agentes de Protecção Civil locais e outras instituições. Serão geridos com o apoio da Delegação da Lourinhã da Cruz Vermelha Portuguesa e profissionais de saúde voluntários.

Recorde-se que, tal como já tínhamos revelado, a Pousada da Juventude da Praia da Areia Branca, gerida pela empresa pública Movijovem, já tinha sido disponibilizada pelo Governo - através do Ministério da Educação - como o local de acolhimento das forças de segurança e profissionais de saúde em missão no nosso concelho.

Na página do Facebook, o Hóquei Clube da Lourinhã sublinha que, com a disponibilização do seu espaço para Centro de Acolhimento de Doentes Não Urgentes do Covid-19, “cumpre com o seu dever cívico e presta o seu contributo no que for solicitado. Mantenhamos a esperança de que nada disto venha a ser preciso”.

O Município da Lourinhã alerta mais uma vez para que se cumpram as medidas de etiqueta respiratória amplamente divulgadas e aconselhadas pela Direcção-Geral de Saúde: lave frequentemente as mãos com água e sabão ou use solução à base de álcool; quando espirrar ou tossir tape o nariz e a boca com o braço; use lenços de papel descartáveis e de utilização única; e, se regressou de uma área afectada, evite o contacto próximo com outras pessoas.

A edilidade recorda que se esteve perto de alguém com Covid-19 e não tem sintomas, deve-se ter em conta os seguintes factores: se não tem febre, tosse ou dificuldade em respirar deve evitar estar próximo de pessoas durante 14 dias e medir a temperatura duas vezes por dia. Todavia, se esteve perto de alguém com Covid-19 e tem sintomas: se tem febre, tosse ou dificuldade em respirar deve evitar estar próximo de pessoas e ligar para o SNS 24 - 808 24 24 24 e seguir as orientações que forem dadas pelo profissional de saúde.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados