Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Faleceu esta sexta-feira D. Daniel Batalha Henriques, Bispo Auxiliar de Lisboa

D Daniel 1

Faleceu esta madrugada, aos 56 anos, o Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Daniel Henriques. Encontrava-se internado há algum tempo em cuidados paliativos, devido a doença oncológica. Foi nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa pelo Papa Francisco em 2018.

Segundo noticia a Rádio Renascença, o corpo chegará à Sé de Lisboa esta sexta-feira, pelas 18h00, e às 21h30, irá rezar-se a recitação do Terço, seguido do Ofício de Leitura.

A missa exequial acontece no sábado, às 11h00, na Sé, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. O cortejo fúnebre seguirá para Santo Isidoro e ficará na igreja paroquial até às 16h00, altura em que seguirá para o cemitério local, onde será sepultado.

No dia 2 de Novembro, numa mensagem publicada no site do Patriarcado de Lisboa, D. Manuel Clemente tinha dado conta do agravamento do estado de saúde de D. Daniel Henriques. “Venho comunicar a todos, aquilo de que muitos já têm conhecimento (….), vive numa unidade de cuidados paliativos o que poderá ser o último tempo da sua vida neste mundo", escreveu o Cardeal Patriarca, acrescentando que se encontrava "sereno e em paz".

"Vivamos com ele estes momentos, juntando a nossa oração à sua. Foi e continua a ser um pastor dedicado, zeloso e bom. Se for a hora da partida, leva-nos no seu coração, para junto de Deus", sublinhou ainda D. Manuel Clemente.

Numa nota enviada hoje ao ALVORADA, D. Manuel Clemente refere que D. Daniel Henriques partiu em paz, "como em paz viveu toda a sua doença e sobretudo estas últimas semanas de hospitalização. Sempre a lembrar-se daqueles que generosamente servia e a oferecer-se por eles. Especialmente pela Diocese e pela Jornada Mundial da Juventude que preparamos, dando à sua partida um sentido salvador para todos, unido à Páscoa de Cristo. À sua família deixo a gratidão pelo grande Bispo que nos ofereceu. À Diocese e aos seus muitos amigos, a certeza de que continua connosco em Deus", concluiu o Cardeal Patriarca de Lisboa.

Notícia actualizada às 15h30.

Texto: ALVORADA com Rádio Renascença
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)